bolsa de colostomia, cuidados, saúde

Você sabe para o que serve bolsa de colostomia? Entenda

A bolsa de colostomia é um instrumento médico, normalmente utilizado em pacientes que realizaram a cirurgia de colostomia. Esse procedimento, na maioria dos casos, é realizado em quem sofre de doenças inflamatórias no intestino, câncer intestinal e problemas de saúde que exigem a amputação do reto.

A cirurgia de colostomia é realizada a partir de uma abertura na parede abdominal, próxima à parte final do intestino, por onde passarão as excreções. O papel da bolsa é coletar o conteúdo fecal, facilitando o processo de evacuação do paciente e permitindo que as fezes sejam descartadas de maneira prática e higiênica.

Condição temporária ou permanente

As bolsas de colostomia podem ser utilizadas de maneira temporária ou permanente, de acordo com a situação de cada paciente e as recomendações dos profissionais de saúde para cada caso.

O uso temporário costuma ser indicado pelos médicos aos pacientes que estão realizando tratamento paliativo de tumores na região colorretal ou para aqueles que possuem obstrução no intestino e não podem realizar a cirurgia definitiva. Em casos de diverticulite aguda grave, a bolsa de colostomia também pode ser útil, assim como para a proteção de anastomoses e controle de fístulas.

Já entre as situações que podem exigir o uso permanente da bolsa são os casos de amputação do reto (normalmente provocadas por tumores malignos e avançados e traumas extensos), retocolite aulcerativa ou polipose adenomatosa.

Tipos de bolsa

  • Drenáveis: as bolsas drenáveis apresentam uma abertura na parte inferior, o que permite que a bolsa seja esvaziada sempre que necessário. Sua maior vantagem é a durabilidade, pois ao permitir que a bolsa seja trocada com menos frequência, diminui o risco de causar lesões e ferimentos na região abdominal, onde a bolsa é conectada.
  • Não drenáveis: por serem completamente fechadas, essas bolsas não podem ser esvaziadas, portanto, são descartáveis e precisam ser trocadas toda vez que o conteúdo ocupar 1/3 de sua capacidade. É preciso tomar cuidado para não acabar machucando a pele em volta do estoma ao realizar as trocas desse tipo de bolsa.
  • Peça única: quando a bolsa de colostomia e a placa são uma peça só, ela é considerada um modelo de uma peça. Esse tipo tem duração média de três dias e, na maioria dos casos, é uma das opções mais acessíveis do ponto de vista financeiro.
  • Duas peças: quando a bolsa coletora é uma peça individual, separada da placa, trata-se de um modelo com duas peças, em que a placa é fixada no abdômen e encaixada ao coletor. Esse modelo oferece mais facilidade na hora de realizar as lavagens da bolsa, o que deve ser feito após desencaixar o coletor da placa.

Higiene e cuidados

Existem alguns cuidados básicos, porém de grande importância, que podem auxiliar a rotina de quem precisa administrar o uso da bolsa coletora. Conheça alguns deles:

  • O local da colostomia precisa ser limpo com frequência. Para isso, utilize uma gaze banhada na água morna.
  • O sabonete deve ser aplicado no local apenas para retirar o excesso de sujeira e limpar a pele.
  • Utilizando gazes secas, deve-se secar com cuidado a região da abertura.
  • Alguns médicos podem recomendar que a ostomia seja medida com uma régua apropriada, e que o tamanho do estoma seja marcado na bolsa.
  • A parte interna da bolsa coletora pode ser higienizada com água e sabão neutro.

É importante salientar também que existem cuidados para que ajudam a diminuir o desconforto pelo uso da bolsa tais como barreiras protetores cutâneos, lenços protetores aplicados na pele antes do uso, auxiliando a evitar as lesões por Dermatite e também produtos para remoção da cola, tais como o lenço removedor.

Nada pode ser mais importante do que a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida. Por isso, esperamos que nossas dicas e informações sobre a bolsa de colostomia tenham sido úteis para o seu aprendizado. Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo, queremos saber sua opinião!

termometro