seringa de insulina, cuidados, saúde

Como usar uma seringa de insulina?

Muitos pacientes que sofrem de diabetes são orientados por seus médicos a iniciar um tratamento de insulinoterapia. Nesses casos, é sempre importante que o paciente saiba que tipo de insulina é utilizada em seu tratamento, a dosagem exata e como utilizar a seringa de insulina de maneira correta.

Conheça as precauções mais importantes na hora de comprá-la e aplicá-la.

Especificações do Inmetro

A seringa de insulina deve possuir o selo de aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), cujos certificados são emitidos após o teste realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Esses testes fazem parte do Programa de Análise de Produtos e visam garantir que as seringas são fabricadas de acordo com as normas de saúde e segurança, garantindo as condições que evitam contaminação, acidentes e até mesmo desperdício de medicamentos.

Conexões defeituosas, vazamentos e falta de resistência à corrosão são outros problemas comuns entre as agulhas hipodérmicas e outros acessórios usados para medicação intravenosa. Portanto, fique atento ao selo de aprovação do Inmetro para evitar adquirir produtos defeituosos que possam colocar sua saúde em risco.

Cuidados

Por se tratar de um instrumento de medicação, a seringa de insulina exige todo o cuidado e toda a atenção ao ser manuseado. Afinal, quando o assunto é saúde, até mesmo pequenos descuidos podem ter consequências graves. Confira alguns cuidados importantes para utilizar o instrumento com eficiência e precaução.

Higiene

Antes da aplicação, é importante que o usuário lave bem as mãos com água e sabonete, secando-as em seguida. O ideal é que a região onde a insulina será injetada também esteja limpa, podendo ser preparada com álcool 70% e algodão antes da aplicação.

Aplicação

As seringas de insulina possuem um cilindro e uma espécie de pistão, chamado de êmbolo, para injetar a medicação. O cilindro possui marcações em unidades para orientar a quantidade de insulina a ser aplicada. Para não aplicar doses maiores ou menores do que o recomendado pelo médico, é preciso prestar atenção a essa demarcação.

Em alguns casos, o número zero não está marcado exatamente na parte mais próxima ao bico da seringa. Se não estiver atento a esse detalhe, o usuário pode acabar empurrando o êmbolo até o final, expelindo uma quantidade maior do que a recomendada. Mesmo que essa quantidade extra seja mínima, na dosagem pode acabar trazendo consequências ao paciente com o passar do tempo – por isso, sempre preste atenção aos números ao realizar a aplicação.

  • Separe a agulha, a seringa e o frasco de insulina.
  • Se perceber que a insulina apresenta aspecto leitoso, movimente levemente o frasco até que a solução fique homogênea, garantindo que a insulina apresentará a ação desejada.
  • Limpe bem a tampa de borracha do frasco.
  • Aspire ar para dentro da seringa em uma quantidade equivalente ao prescrito.
  • Em seguida, retire a capa da agulha e introduze-a pela tampa de borracha do frasco de insulina, injetando o ar que está dentro da seringa para dentro do frasco.
  • Coloque o frasco de cabeça para baixo e aspire a quantidade recomendada de insulina.
  • Retire a agulha do frasco.
  • Introduza a agulha na pele com firmeza e agilidade e injete a insulina.
  • Aguarde 10 segundos e retire a agulha, pressionando o local com um pedaço de algodão.

Descarte

Após utilizar a seringa, retire a agulha utilizando o protetor externo. A agulha não deve ser descartada em sacos de lixo, como o restante do lixo doméstico, em nenhuma hipótese, e sim descartada em um recipiente com paredes rígidas e com tampa, como uma caixa ou frasco.

Esperamos que nossas dicas sobre o uso da seringa de insulina tenham sido úteis. Caso deseje continuar acompanhando nossos conteúdos, não deixe de seguir nossas redes sociais – Facebook e Instagram –  para se manter atualizado sobre novas postagens. Até a próxima.