colar cervical, saúde, raio-x

Saiba qual a função do colete cervical e como usá-lo

O colete cervical é um instrumento muito utilizado na área de saúde e cuidados médicos, sendo um utensílio indispensável em resgates de acidentes e em alguns pós-operatórios. A principal função desse equipamento é imobilizar o paciente, evitando deslocamentos que possam causar dores ou fraturas.

Seu uso deve estar aliado a exames e tratamentos recomendados por um médico, e os pacientes jamais devem utilizá-lo por conta própria, mesmo nos casos de dores na coluna cervical. Apesar de parecer inofensivo, o uso incorreto dos coletes cervicais e outros instrumentos médicos podem trazer consequências severas à saúde do paciente.

Indicações de uso

Normalmente, os coletes cervicais circulam todo o pescoço, como um anel, mantendo essa área imobilizada. Seu uso, muitas vezes, é empregado em casos de torcicolo, artroses, artrites, dores e traumas na região do pescoço.

Em casos de primeiros socorros, o colete cervical é um importante aliado dos paramédicos para evitar traumas que acabam agravando o estado do paciente. O instrumento é indispensável no transporte dos pacientes até o hospital, onde serão submetidos a exames e análises médicas. Ao utilizá-lo, evita-se que possíveis lesões na coluna afetem a medula durante a movimentação e transporte, imobilizando-se as articulações da cervical.

Outro uso comum é durante pós-operatórios, já que pode diminuir a dor e evitar movimentos que possam prejudicar a recuperação do paciente. Intervenções cirúrgicas em casos de hérnia de disco cervical, artrodese cervical e compressão medular são alguns exemplos de operações que podem exigir o uso do colete cervical durante o período de reabilitação do paciente.

Entre as principais funções dos coletes cervicais, podemos ressaltar:

  • Imobilização e estabilidade da região cervical.
  • Oferecer estabilidade para a coluna vertical, mantendo o pescoço apoiado.
  • Manter a postura adequada, seja durante o dia ou nas horas de sono do paciente.
  • Auxiliar o tratamento de quedas e traumas.
  • Contribuir para a recuperação de cirurgias na coluna cervical.
  • Aliviar dores e desconfortos, melhorando a qualidade de vida do paciente.

Tipos de colete cervical

Atualmente, existem diferentes modelos disponíveis no mercado, mas apenas um médico e/ou profissional de saúde podem indicar a melhor opção para cada caso. Entretanto, disponibilizamos algumas informações que podem ajudar os pacientes a compreender quais são os principais tipos de colete cervical e as características e utilidades de cada um deles. Confira.

Macio

Coletes cervicais macios normalmente são empregados em casos de baixa gravidade, pois não oferecem tanta imobilidade quanto os rígidos. Esses modelos costumam ser indicados para casos de torcicolo, traumas leves, dores no pescoço, artrites e artroses. O colete cervical macio também pode ser utilizado em casos de cervicartrose (condição de contratura da coluna cervical), para a desabituação gradual do uso de colete cervical rígido ou durante as horas de sono.

Semirrígido

Os coletes cervicais semirrígidos são muito comuns nos tratamentos de dores mais fortes e incômodas, como quadros de nevralgia cervico-braquial, entorse cervical benigno e quadros de traumatismo na coluna cervical.

Rígido

Já para os quadros mais severos, que exigem a imobilização completa da coluna cervical, os coletes cervicais rígidos costumam ser os mais indicados. Traumas graves, lesões na cervical e recuperação de cirurgias que exigem proteção da coluna cervical são alguns exemplos.

Com suporte

Os colete cervicais com suporte proporcionam mais segurança e firmeza para a cabeça e o pescoço, graças à sua estrutura de apoio mentoniano, que utiliza o queixo do paciente como apoio para limitar os movimentos da coluna cervical. Quadros como artrites, artroses e torcicolos severos e alguns traumatismos podem exigir o seu uso desse. Outras situações em que são utilizados são em tratamentos ortopédicos e neurológicos da cervical.

Esperamos que as informações sobre as funções do colete cervical tenham sido úteis para sanar as dúvidas dos leitores. Caso deseje fazer alguma pergunta, não hesite em encontrar em contato.  Até a próxima!

tipoia, como utilizar, tipos de tipoia