bolsa de urina, sonda, higiene

Saiba quais os cuidados e como usar bolsa de urina

A bolsa de urina é um dispositivo de uso médico, muito comum em tratamentos de retenção urinária e doenças de próstata, além de muitas vezes fazer parte do pós-operatório de cirurgias ginecológicas e urológicas.

O uso dessa bolsa também é recomendado para pacientes que possuem incontinência urinária e com problemas de locomoção, portanto é comum seu uso nessas três possíveis situações.

Veja, a seguir, algumas dicas úteis para realizar a higiene da bolsa coletora e contribuir para a recuperação do paciente.

Higiene e conservação

Quanto mais rápida for a recuperação do paciente, menos tempo será necessário que ele fique conectado à sonda. Para que isso aconteça, a higiene tem um papel fundamental, pois a falta de limpeza da sonda e do saco coletor pode causar problemas, como infecção urinária e outros tipos de contaminação.

Conheça os principais cuidados ao lidar com a bolsa de urina:

  • Lave as mãos com água e sabão sempre que for mexer a sonda.
  • Sempre manuseie a sonda cuidadosamente, evitando puxar ou empurrar o cateter, pois esses movimentos podem machucar a bexiga ou a uretra do paciente.
  • O saco coletor da sonda precisa ser esvaziado sempre que atingir metade de sua capacidade. Jamais espere que a bolsa fique cheia de urina.
  • O tubo da sonda deve ser lavado com água e sabão pelo menos três vezes por dia, evitando a proliferação de bactérias.
  • Não deixe o saco coletor em contato com o chão. Se o paciente precisar se locomover, a bolsa deve ser envolvida em um saco plástico, para evitar a contaminação.
  • Sempre mantenha a bolsa abaixo do nível da bexiga do paciente. Quando ele estiver deitado, deixe o coletor pendurado na beira da cama ou sobre um móvel baixo, para evitar que a urina retorne para a bexiga.

Trocas

A troca da sonda vesical deve ser realizada por um médico ou enfermeiro; portanto, é necessário levar o paciente até o hospital – ou que o profissional de saúde responsável faça uma visita residencial para realizar a troca da sonda. Sondas de silicone normalmente precisam ser trocadas a cada três meses, enquanto as sondas de látex costumam ser trocadas a cada dez dias.

Já as trocas da bolsa de urina devem ser realizadas conforme as orientações do fabricante. Toda vez que esvaziar o coletor, verifique se o cateter não está entupido. Esses cuidados ajudam a evitar infecções e contribuem para o que o paciente fique mais confortável.

Depois do banho, o saco coletor e a sonda devem ser secos com cuidado. Caso a bolsa se separe da sonda durante o banho, é necessário jogá-la fora e providenciar um saco coletor novo e esterilizado.

Precauções

Além dos cuidados com a higiene, existem outras precauções importantes no tratamento de pacientes que utilizam bolsas de urina:

  • Para evitar que a sonda machuque o paciente ou saia do lugar, ela pode ser fixada na coxa do paciente utilizando uma fita.
  • Observe se não há objetos obstruindo a sonda e impedindo que a urina saia livremente da bexiga ou se o próprio paciente não está sentado ou deitado sobre o cateter.
  • Fique atento para que a sonda não seja pressionada ou dobrada.
  • Caso observe sangramentos ou note que urina do paciente está com uma coloração diferente do habitual, entre em contato com o médico ou a equipe de saúde responsável.

Os cuidados com a saúde e higiene são indispensáveis para os pacientes que estão se recuperando de doenças, acidentes ou cirurgias. Assim, toda atenção é necessária. Esperamos ter ajudado a esclarecer as dúvidas sobre o uso da bolsa de urina. Aproveite e conheça os produtos disponíveis em nossa loja online.

11 respostas
  1. LIBID GEL
    LIBID GEL says:

    Seus artigos são bem informativos, vendo que muitas pessoas buscam informações relevantes, muito bom quando encontramos conteúdo de qualidade como esse, parabéns.

  2. André Tini
    André Tini says:

    Excelente artigo, acompanho o seu trabalho a algum tempo e tenho amado os artigos que você publica! Hoje em dia o mercado precisa de profissionais como você. Não deixe de ver os meus artigos também, veja aqui!

  3. Samuel Gomes
    Samuel Gomes says:

    Interessante seu artigo, muito obrigada seu artigo tem me ajudado bastante a me tornar uma pessoa bem melhor eu tenho um site sobre o mesmo assunto se possivel faz uma visitinha la.

Os comentários estão fechados.