Como funciona a liberação miofascial?

Ter uma musculatura forte tem sido o desejo de milhares de pessoas que frequentam as academias diariamente. Mas além delas, todas as pessoas se beneficiam quando a musculatura está em ordem.

Foi pensando nesses dois grupos que surgiu a liberação miofascial, uma técnica que ajuda tanto aqueles que desejam resultados melhores e mais imediatos em treinamentos físicos quanto aqueles que sofrem com dores e outros sintomas causados por problemas musculares e estão em busca de alívio.

A prática de esportes não supervisionados ou muito intensos, problemas de postura, movimentações incorretas ou repetitivas. Tudo isso pode resultar em lesões das miofasciais. Até mesmo fatores emocionais como o estresse podem ser geradores de tensão nessas regiões e o resultado quase sempre é a dor.

O que é

A liberação miofascial é uma técnica que trabalha diretamente com a fáscia, mas o que é fáscia? As fáscias são membranas pertencentes ao chamado tecido conjuntivo que recobre toda a musculatura do nosso corpo e auxiliam na movimentação destes. Quando as fáscias sofrem algum tipo de lesão, elas passam a atrapalhar ou até impedir por completo o trabalho da musculatura associada a ela.

O resultado são dores e dificuldades de movimento que podem se agravar e tornarem-se problemas maiores ou crônicos. E essa técnica de liberação atua para impedir esse bloqueio das fáscias, permitindo que a musculatura continue o seu trabalho normalmente.

Como funciona

Essa técnica se assemelha muito a uma massagem tradicional. O profissional, que pode ser um fisioterapeuta, quiropraxista, massoterapeuta ou até a própria pessoa, irá realizar pressão em pontos específicos da musculatura de forma a relaxar as estruturas das fáscias e permitir que o músculo associado volte a ter a possibilidade completa de movimento.

Essa técnica pode ser realizada de várias formas diferentes, podendo variar também de local, intensidade ou acessórios utilizados, sempre dependendo de qual a lesão e qual o objetivo do tratamento.

Pode ser feita uma massagem nos nódulos musculares a fim aliviar os pontos de pressão, mas também pode ser feita utilizando-se de acessórios próprios para a prática ou adaptados. Uma bolinha de tênis, por exemplo, pode ser utilizada para aplicar a liberação nos pés, embora um dos instrumentos mais conhecidos e utilizados seja o rolo também conhecido como foam roller, que é um cilindro feito em espuma para proporcionar um deslizamento fácil e confortável sobre a musculatura.

Quem se beneficia

Muitos se enganam achando que essa técnica é aplicada apenas em atletas de médio e alto rendimento. Para essas que precisam realizar treinos com intervalos menores de recuperação, a liberação ajuda muito a diminuir as dores e o cansaço muscular.

Mas a técnica também pode ser utilizada para pessoas comuns que sofrem com dores musculares em virtude de má postura no trabalho, estresse, execução de movimentos repetitivos e até decorrente do sedentarismo, já que a falta de movimento muscular enfraquece as fibras e aumenta a possibilidade de lesões.

Consulte um profissional

Assim como qualquer outra técnica envolvendo a atividade esportiva ou a simples complementação ao bem-estar, essa também pode ser realizada em casa, porém é preciso consultar um especialista. Pois, por mais simples que possa parecer, a técnica, quando aplicada de forma incorreta pode não conseguir os resultados esperados ou ainda gerar algum tipo de prejuízo.

Apesar de praticamente não existirem contraindicações, é sempre importante conversar com um especialista, que pode ser um personal trainer, um médico ou um fisioterapeuta para que o seu quadro possa ser avaliado de maneira correta e indicado o melhor tipo de liberação miofascial para o seu caso.