Como cuidar das articulações e ter mais qualidade de vida?

Cuidado com as articulações.

Os problemas com as articulações são cada vez mais comuns entre os jovens, principalmente no Brasil, que tem algumas doenças articulares – como a artrose – consideradas as principais causas de restrição e que prejudicam a qualidade de vida da população com mais de 50 anos, segundo dados da Organização Mundial de Saúde.

Alguns cuidados com as articulações podem evitar certos tipos de doenças nas articulações, que podem ser causadas por diversos fatores como o excesso de peso, hereditariedade, fraqueza muscular e até traumas que acontecem durante atividades físicas.

Conheça alguns dos cuidados que podem ser tomados com as articulações ao longo da vida: Fortaleça as articulações: o fortalecimento das articulações é importante para a preparação da musculatura. 

O joelho, por exemplo, sofre muitos impactos que passam sobre suas articulações durante os exercícios e também no dia a dia. Esse fortalecimento é possível com o auxílio de exercícios físicos supervisionados por um profissional.

Faça consultas regularmente com um ortopedista: existem muitas formas de prevenção e tratamento para as articulações – uma delas são as órteses. Por isso, é preciso consultar um profissional para avaliar cada situação e saber o que é necessário fazer para melhorar seu estilo de vida.

Deixe o sedentarismo de lado: algumas pessoas podem ter certo receio em fazer atividades físicas com medo de sofrerem algum tipo de lesão, porém, o sedentarismo pode causar fraqueza muscular e problemas nas articulações.

Para que não exista nenhum problema, basta ter acompanhamento médico de um profissional para fazer as atividades físicas.

Cuidado com o calçado: os calçados são um ponto importante quando pensamos em articulações. Usar tênis confortáveis e um bom amortecedor pode colaborar e oferecer apoio às articulações que sofrem impactos ao longo do dia e principalmente, na prática de exercícios.

Cuide-se e tenha uma vida com mais saúde!