estetoscópio-Littmann-Spirit-médico-estudante

Estetoscópio Littmann x estetoscópio Spirit: qual escolher?

Estetoscópio Littmann x estetoscópio Spirit: qual escolher?

O estetoscópio é provavelmente o instrumento mais associado e reconhecido à imagem do médico. Basta pendurar um no pescoço quando queremos adquirir o prestígio da medicina, mesmo que por apenas algum tempo.

Mas engana-se quem acredita que esse instrumento é simples ou que são todos iguais. Existem tipos diferentes de estetoscópios, cada um com suas especificidades, vantagens e desvantagens, além de diferenças de marca, tipo e preço.

Para exemplificar melhor, vamos pegar dois dos tipos mais usados pelos médicos, o estetoscópio Littmann e o estetoscópio Spirit. Qual deles é o melhor ou o mais adequado para o seu trabalho?

Escutando melhor

A primeira dica na hora de escolher um estetoscópio é primar pela qualidade. Nada de economizar na compra desse tão importante instrumento de trabalho, embora nem sempre preço maior queira dizer qualidade maior. Se você ainda é estudante ou recém-formado e tem dúvidas sobre os melhores equipamentos, o melhor é escutar os colegas mais antigos sobre as experiências deles com os mais diversos estetoscópios.

Em seguida, munido de opiniões embasadas dos colegas, é hora de tirar as próprias conclusões e experimentar diferentes equipamentos. Você conseguirá distinguir particularidades entre o estetoscópio Littmann e o estetoscópio Spirit e deverá tomar a sua decisão final depois dessa análise mais criteriosa de ambos os equipamentos e de tantos outros disponíveis no mercado.

Peso e durabilidade

Dois componentes importantes na hora de escolher o melhor estetoscópio são o peso e a durabilidade. O peso é importante porque o equipamento passará boa parte do tempo pendurado no pescoço e um peso muito alto pode causar incômodo após uso prolongado.

Por isso é importante pesar qual o uso que será feito desse equipamento na hora de escolher para evitar arrependimentos futuros.

Outro fator importante é a durabilidade, já que não importa se você está em dúvida entre o entre o estetoscópio Littmann e o estetoscópio Spirit, pois em qualquer dos casos, você não quer comprar um equipamento que se desgastará rapidamente e precisará ser substituído.

Especialidade

A sua especialidade é o fator decisivo na hora de optar por uma dessas duas marcas de estetoscópio sendo que o estetoscópio Spirit, mais leve e anatômico é mais voltado para o uso pediátrico, inclusive neonatal. Alguns modelos chegam a pesar menos de 100 gramas, o que é excelente para médicos que precisam fazer plantões ou atuar em clínica médica, atendendo um grande número de pacientes ou realizando deslocamentos constantes.

Já o estetoscópio Littmann, principalmente em sua linha voltada para a cardiologia, possui equipamentos voltados para auscultações de alta precisão, justamente por isso o equipamento é preparado para uma sensibilidade maior e uma qualidade acústica também aprimorada.

Alguns equipamentos também irão possuir um diafragma capaz de ajustar a frequência de auscultação em virtude da pressão exercida.

Claro que esse tipo de detalhamento resulta em estetoscópios de maior peso, não sendo incomum aproximar-se de meio quilo em alguns casos. O peso extra é resultante da utilização de materiais nobres que irão exercer um importante papel na qualidade acústica.

Caso o seu uso não seja assim tão específico ainda há detalhes a serem observados e que podem definir uma escolha. Um deles são as olivas. As olivas são peças de silicone que farão o contato dos tubos com os ouvidos. Como elas são a parte que estará em constante contato com o corpo do médico, merecem atenção especial. Elas podem ser mais macias e fáceis de colocar e tirar ou mais anatômicas, visando outra vez a acústica.

Tanto o estetoscópio Littmann quanto o estetoscópio Spirit podem oferecer diferentes opções de olivas para diferentes utilizações, por isso siga essas dicas e escolha o que se adaptar melhor ao seu trabalho.

E não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para receber sempre material novo em primeira mão.

Foi útil o artigo? Conheça aqui todos os modelos oferecidos pela Santa Apolônia.

tipoia, como utilizar, tipos de tipoia