oxímetro-pulso-precisão-robustez

Como decidir qual oxímetro de pulso é ideal para você?

O oxímetro é um aparelho utilizado para medir a quantidade de oxigênio no sangue. Ele pode ser necessário para o controle de algumas doenças respiratórias ou para praticantes de esportes, montanhistas e outras pessoas que vão para lugares muito altos onde o oxigênio é escasso. Além da porcentagem de oxigênio no sangue, o aparelho também é capaz de monitorar a frequência cardíaca do usuário.

O oxímetro de pulso é um aparelho muito fácil de utilizar e seu método de aferição não invasivo contribui para a sua consolidação no mercado. Ele deve ser colocado na extremidade do dedo, na região onde fica a unha formando uma espécie de “sanduíche” com o dedo para que a medição seja realizada.

O método de aferição do aparelho é bem simples, ele emite uma luz de um dos lados do dedo e essa luz irá atravessar a corrente sanguínea e será filtrada de acordo com a saturação de oxigênio fornecendo a leitura do outro lado. O aparelho não causa dores ou incômodos e as leituras têm um nível alto de precisão.

Qual é o melhor para mim?

A escolha do melhor oxímetro de pulso vai variar de pessoa para pessoa, principalmente pensando-se na necessidade individual de cada um, portanto a primeira coisa que deve ser levada em conta na hora de escolher o aparelho é o uso que será dado a ele.

Um médico que irá utilizar o aparelho em seu consultório pode optar por um oxímetro de maior precisão, confiança e durabilidade, mesmo que precise pagar mais caro por isso enquanto um paraquedista pode preferir um modelo cuja simplicidade e leveza sejam as principais características em virtude da forma em que será utilizado.

A precisão

Em geral a acuidade de aferição da maioria dos oxímetros na versão de pulso prevê uma margem de erro de 2% o que é suficiente para atender à maioria das pessoas, mas se você está procurando um aparelho para uso médico, é interessante pesquisar pelos ainda mais precisos além de checar se o aparelho está na lista dos aprovados pela ANVISA.

Duração da bateria

Se você vai utilizar o aparelho em casa, esse item não é lá muito importante, mas quem vai fazer uma escalada não pode se preocupar com isso. Por isso cheque a duração média da bateria antes de escolher o aparelho.

Alarme

Alguns aparelhos oferecem a opção de alarme para indicar alguma anomalia. Esse tipo de aparelho pode ser recomendado para uso pessoas leigas, assim ela apenas realizará a medição e entrará em contato com o médico em caso de alarme. Essa versão do oxímetro também é útil em situações onde o médico atende a várias pessoas e pode deixar as medições acontecerem enquanto realiza outras tarefas.

Qualidade do visor

Os oxímetros pode vir em variadas apresentações e designs. Alguns terão números grandes, bons para a visualização por idosos, outros terão visores iluminados para visualização em ambientes mal iluminados. Mais uma vez a melhor escolha recai sobre a finalidade de compra do aparelho.

Durabilidade

Se usado com o devido cuidado, não tem porque o oxímetro de pulso apresentar defeitos, mas é claro que um uso contínuo irá submeter o aparelho a maiores esforços e pode reduzir o tempo de utilização. Para quem pretende utilizar bastante é recomendado optar por designs e materiais mais robustos e resistentes para prolongar o tempo de vida.

Finalmente, se você estiver com dúvidas sobre o melhor aparelho para o seu caso, consulte o seu médico. Ele irá recomendar qual é a melhor opção para cada caso, o melhor custo-benefício de acordo com o uso.

 

Foi útil o artigo? Confira aqui os principais modelos de Oxímetro de Pulso.

 

tipoia, como utilizar, tipos de tipoia