Qual o tamanho ideal da Bola de Pilates?

Qual o tamanho ideal da Bola de Pilates.

 

 

Qual o tamanho ideal da Bola de Pilates?

O Pilates consiste em uma série de exercícios e alongamentos utilizando quase que unicamente o peso do próprio corpo para a execução dos movimentos. Esta técnica permite a reeducação de movimentos a fim de aumentar a flexibilidade, a força muscular, corrigir a postura, além de melhorar a respiração e prevenir lesões.

 

Em seus primórdios, não existia o uso de bola. Contudo, mais tarde, descobriu-se que o uso desse acessório pode melhorar, e muito, os resultados porque fortalece a musculatura.

 

O Pilates com bola oferecem inúmeros benefícios para a saúde e para a boa forma (não é à toa que são praticados e indicados por muitos fisioterapeutas), mas, assim como na maioria dos exercícios ou esportes que necessitam de acessórios, é preciso saber escolher a bola ideal para que não surjam efeitos colaterais.

 

Qual a bola ideal?

 

Segundo a responsável técnica da Hidrolight, Stella Lima San Martins, é importante escolher a bola adequada, de acordo com a sua altura!

Segue tabela ilustrativa:

 

Diâmetro da bola Altura da pessoa
45 cm 1,40 m a 1,54 m
55 cm 1,55 m a 1,69 m
65 cm 1,70 m a 1,87 m
75 cm 1,88 m a 2,03 m


Tudo depende do seu tamanho. O tamanho das bolas, ou seja, o diâmetro, devem estar de acordo com sua altura.

 

Dependendo do exercício, principalmente os que colocam a pessoa sentada, o uso de uma bola adequada a altura da pessoa pode fazer toda a diferença.

 

Há outra maneira de verificar o tamanho correto: É sentar na bola e observar se os joelhos estão flexionados a 90 graus.

 

O artigo foi útil? Confira aqui os modelos de Bola de Pilates!