tipoia, cuidados, saúde

Aprenda como usar a tipoia do jeito correto!

Existem muitos equipamentos médicos que, apesar de simples, podem fazer uma grande diferença em tratamentos e na recuperação dos pacientes. É o caso da tipoia, suporte utilizado para a imobilização dos membros superiores, oferecendo ao paciente uma reabilitação mais rápida e confortável para ossos quebrados, dores musculares e outras lesões.

O uso delas também ajuda a manter a circulação saudável, auxilia na prevenção de dores, sensações de formigamento e outros incômodos, portanto, é uma ferramenta utilizada não apenas para uma recuperação mais rápida e eficiente, mas também para garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes.

Veja, a seguir, a maneira correta de utilizá-las, os modelos disponíveis e a importância desse equipamento na recuperação de lesões e outros traumas.

Indicações de uso

As tipoias são indicadas em diferentes situações que exigem o descanso ou a imobilização dos membros superiores (braços, ombros, cotovelos etc.). Fraturas são um exemplo comum do uso das tipoias na recuperação dos pacientes, que muitas vezes são utilizadas em conjunto com o engessamento.

Outros casos em que elas podem ser indicadas são lesões nos braços ou antebraços, bursites, luxações nos ombros e até mesmo em alguns pós-operatórios. Nesse último caso, o uso da tipoia está relacionado a um procedimento cirúrgico que, de alguma forma, afeta os membros superiores.

Elas devem ser posicionadas de maneira que o braço fique rente ao tronco, e o cotovelo forme um “L”. A faixa que passa por trás do pescoço deve ser ajustada de acordo com a estatura do paciente, para garantir a imobilização do membro, e não causar dor ou desconforto.

tipoia, como utilizar, tipos de tipoia

O mau uso das tipoias pode prejudicar os tratamentos ou a recuperação do paciente, além de causar dores nos ombros, cotovelos e punhos e prejudicar a postura, principalmente no caso de crianças e adolescentes em fase de crescimento. Por isso, é de extrema importância que o paciente ou o responsável fique atento às orientações do médico e esclareçam todas as dúvidas que possam surgir sobre o assunto.

Modelos

Entre os principais modelos de tipoias, podemos citar:

Tipoias simples

São as mais conhecidas. Sua principal função é manter o antebraço imobilizado, próximo ao abdômen, com a mão voltada para o outro braço e encostada na barriga, e o braço formando um ângulo de 90º. Costuma ser recomendada em casos de fraturas, recuperação de cirurgias, luxações e outros quadros médicos. Apenas o médico poderá determinar o tempo de uso necessário para a recuperação, e o paciente não deve, sob nenhuma hipótese, deixar de utilizar a tipoia sem consultar um profissional de saúde, como o seu médico ou um fisioterapeuta.

tipoia, cuidados, saúde

Tipoias funcionais com almofada

Esses modelos possuem uma almofada para fazer a sustentação do braço, deixando-o um pouco mais afastado do abdômen. Esse apoio deve ser posicionado na lateral da região abdominal e nunca sobre a barriga. Nesse caso, a mão fica sempre apontada para frente. As tipoias funcionais são muito utilizadas no pós-operatório de cirurgias do manguito rotador.

tipoia, como utilizar, tipos de tipoia

Importância das tipoias na recuperação

A sustentação que as tipoias oferecem para os membros superiores é de vital importância para uma recuperação mais rápida e confortável para os pacientes, mesmo em casos em que é necessário o uso do gesso. Além disso, são importantes ferramentas para auxiliar a postura dos pacientes, já que o engessamento acaba representando um peso extra, o que pode causar desconforto.

Em casos em que o gesso não é necessário, as tipoias oferecem estabilidade e limitam o movimento das articulações do punho, cotovelos e ombros, o que pode ser um fator definitivo para a recuperação do paciente e na hora de evitar dores e incômodos.

Gostou das nossas dicas sobre o uso da tipoia? Então, sinta-se à vontade para fazer perguntas e compartilhar sua opinião conosco. E não se esqueça de seguir nosso Facebook para não perder nenhuma novidade.