Como escolher medidor de pressão para usar em casa

O esfigmomanômetro ou simplesmente medidor de pressão é um instrumento de uso clínico, cuja principal função é medir a pressão arterial dos pacientes. Alguns quadros clínicos, como hipertensão e outras doenças que afetam a frequência cardíaca, exigem que os pacientes fiquem atentos aos níveis da pressão arterial.

Confira, a seguir, dicas para escolher o aparelho mais indicado para cada caso, como utilizá-lo em casa e outras observações relevantes para a saúde e o bem-estar do paciente.

Tipos de aparelho

Atualmente, existem muitos tipos de medidor de pressão disponíveis no mercado, o que pode deixar os pacientes em dúvida na hora de escolher um modelo específico. Portanto, entenda as principais diferenças entre o aparelho manual e o digital antes de fazer sua escolha.

Manual

aparelho de pressão, usar em casa, medir pressão

medidor de pressão manual oferece uma utilização prática, embora seja de vital importância que o paciente aprenda a técnica correta para fazer as medições. Também conhecido como aparelho analógico ou mecânico, esse modelo de equipamento costuma ser apontado como o mais preciso pelos especialistas.

Seu uso requer um estetoscópio para interpretar os resultados. O aparelho manual é composto por uma braçadeira, uma bolsa inflável de borracha, o manômetro – que é similar a um relógio e aponta os números da pressão – e uma válvula conectada ao bombeador de ar de borracha. Não é necessário fazer a manutenção frequente desse tipo de modelo, mas sim aprender a utilizá-lo corretamente.

O uso do medidor manual é muito comum em hospitais, consultórios e enfermarias, mas nada impede que os pacientes utilizem o aparelho em suas casas, basta seguir as instruções de uso corretas.

Digital

aparelho de pressão, esfigmomanômetro, saúde

Muito prático, o medidor de pressão digital é muito indicado para os pacientes que precisam avaliar os níveis de pressão diariamente, mas deve sempre estar calibrado para não apresentar resultados enganosos.

Seu uso exige que o paciente apenas posicione o aparelho no braço da maneira correta e, em seguida, aperte um botão. Basta aguardar alguns segundos e os valores serão exibidos na tela do medidor.

É cada vez mais comum encontrar medidores digitais disponíveis no mercado, pois esses modelos facilitam o uso domésticos dos aparelhos de pressão. O mais importante é investir em um aparelho de qualidade, confiável e fácil de ser utilizado pelo paciente.

Indicações de uso

Para medir a pressão, o paciente deve estar sentado, mantendo o braço esticado e apoiado sobre uma mesa, um balcão ou outra superfície plana. Essa orientação vale tanto para os aparelhos manuais quanto os digitais. Observe se a braçadeira possui o tamanho adequado, pois uma braçadeira muito larga ou excessivamente apertada pode interferir nos resultados.

Para verificar se o seu medidor de pressão é validado, certifique-se de que ele possua o selo de aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).  

Importância da orientação médica

É sempre muito importante ressaltar que os pacientes jamais devem se automedicar ou tomar qualquer providência sem a orientação de um profissional de saúde. Então, ao sentir qualquer sintoma ou mal-estar, nada de pesquisar por soluções milagrosas em sites da internet: entre em contato com o seu médico imediatamente.

Automedicar-se ou realizar qualquer tipo de tratamento sem acompanhamento profissional pode trazer diversos prejuízos à saúde, além de correr o risco de piorar doenças e outros quadros clínicos que poderiam ser estabilizados com o tratamento adequado. Por isso, ao observar qualquer anormalidade, procure por atendimento médico.

Esperamos que nossas dicas sobre o uso do medidor de pressão tenham sido eficientes e úteis para os leitores. Gostaríamos de convidá-los para conhecer nossa loja online, na qual é possível encontrar uma variedade de equipamentos e produtos para cuidados com a sua saúde e bem-estar. Até a próxima!