oxímetro de dedo, coração, batimentos

Oxímetro de dedo: o que é e por que você deve ter um

O oxímetro é um aparelho que mede a quantidade de oxigênio no sangue. Essa medição pode ser realizada de diversas formas, tanto direta (quando o sangue do paciente é coletado e analisado em laboratórios) quanto indireta (sem a necessidade de se coletar sangue, como é a forma realizada pelo oxímetro de dedo e pelo oxímetro de pulso, por exemplo).

O aparelho funciona por meio do espectro de luz enviado de um lado ao outro do aparelho, percebendo a saturação no sangue de acordo com o resultado coletado do outro lado. Isso quer dizer que o oxímetro de dedo é capaz de perceber as diferenças de coloração no sangue e definir não apenas a quantidade de oxigênio em circulação, mas também a frequência cardíaca da pessoa sendo medida.

A principal característica desse equipamento é o seu comportamento não invasivo, o que resulta em grande praticidade de uso. Para realizar a medição, basta prender o aparelho ao dedo do paciente e aguardar pelo resultado a ser exibido no display.

Aplicações

O oxímetro de dedo é bastante indicado para profissionais da área da saúde que precisem realizar medições rápidas e cotidianas, como enfermeiros, médicos, dentistas, fisioterapeutas e afins, mas ele também é bastante útil para quem precisa acompanhar atividades esportivas ou que exijam esforço do coração por qualquer motivo. Muitos atletas, seja em treinamento ou em competição, precisam ter o seu ritmo cardíaco constantemente aferido.

Por seu tamanho compacto, é um equipamento que pode ser carregado com facilidade, seja pelas dependências de um hospital, seja pelos locais frequentados por atletas ou praticantes de atividades radicais.

O oxímetro de dedo é alimentado por uma bateria interna, não sendo necessária nenhuma conexão com a rede elétrica ou qualquer outra rede para funcionar. Basta ligar e utilizar no paciente.

Ele é um equipamento bastante indicado para profissionais da área médica que lidam com emergências, já que pode ser utilizado rapidamente em diagnósticos de primeiros socorros e outros casos urgentes.

Como escolher

Toda escolha levará em conta a necessidade do usuário, por exemplo: um aparelho utilizado em casa para o acompanhamento de um paciente deve priorizar a facilidade de uso. Nesse caso, convém optar por aparelhos resistentes e de fácil leitura, já que os utilizadores não terão conhecimento técnico avançado.

Já para os profissionais da saúde, é importante analisar as necessidades específicas de cada caso. Para eles, é importante checar a acuidade do medidor, ou seja, a precisão de medição –já que alguns aparelhos são mais precisos e, por isso, mais indicados que outros quando o diagnóstico precisa ser o mais próximo do real.

Outra medida importante a ser checada é se o oxímetro de dedo é aprovado pela Anvisa, já que isso é uma segurança maior para o profissional. Alguns aparelhos ainda possuem alarmes, tempo de duração de bateria prolongado e construção mais resistente, o que pode atender melhor a profissionais que o utilizam com uma frequência muito alta e não podem ficar na mão no momento em que mais necessitam.

Lembre-se de que o uso deste equipamento deve ser feito por profissionais especializados ou após a indicação e sob as instruções destes. Nunca utilize equipamentos médicos ou medicamentos por conta própria, consulte sempre um profissional qualificado.

Para estar em contato conosco sempre que uma novidade aparecer, sugerimos que siga nossas redes sociais – Facebook e Instagram. Assim, você estará sempre em dia e bem informado.

termometro