Cadeiras de banho promove praticidade para pacientes com mobilidade reduzida

As cadeiras de banho, também chamadas de cadeiras higiênicas, são equipamentos extremamente necessários para idosos, acamados, deficientes físicos, entre outras pessoas com mobilidade reduzida ou com limitações de sustentabilidade que precisam de apoio e ajuda no momento da higiene diária.

Ouça este conteúdo:

Muitas vezes, por conta do risco de quedas, que pode causar acidentes graves, a cadeira de banho passa a ser indispensável, sendo um instrumento para proteção e segurança.

Além de tornar a higiene diária uma atividade muito mais fácil, as cadeiras de banho também promovem maior confiança e autonomia aos pacientes, o que pode contribuir consideravelmente com a autoestima.

Quais os benefícios das cadeiras de banho?

A Santa Apolônia trabalha com diversos modelos de cadeiras de rodas para banho. Desse modo, você pode escolher a que melhor se adapta ao que você precisa. Assim, dependendo das condições do paciente, como o caso de pessoas acamadas que não conseguem se mexer, existem cadeiras que facilitam, ainda mais, o trabalho de cuidadores.

Tenha em mente que este é um produto que promove conforto e segurança, e que exige durabilidade, uma vez que será exposto à água e produtos de higiene pessoal. Portanto, na hora de comprar uma cadeira de banho, considere os pontos que listamos a seguir:

1 – Durabilidade e resistência

Os equipamentos são confeccionados com materiais altamente resistentes e duráveis, como é o caso do aço carbono, inox, alumínio e PVC. A definição do material é um dos primeiros passos que ajudam a escolher a cadeira mais adequada. 

Por exemplo, as cadeiras de aço são mais fáceis de enferrujar. Já as cadeiras de alumínio ou PVC são mais leves e mais duradouras. Dessa forma, as cadeiras de banho podem ter contato direto com a água, sem sofrer com o desgaste, oxidação e ferrugem.

Além do mais, existem modelos especiais para pessoas obesas, com capacidade para suportar até 150kg.

Vale ressaltar que, grande parte das cadeiras de banho, contam com tela de nylon, para assegurar ainda mais a durabilidade do equipamento. Isso quer dizer que esses modelos possuem uma longa vida útil, podendo ser usada por muito tempo.

2 – Ergonômica

Todas as cadeiras de banho da Santa Apolônia são desenvolvidas com um design totalmente ergonômico, para promover o conforto do paciente, evitando dores na coluna, perna, braços, pescoço, entre outras partes do corpo.

Para os cuidadores e responsáveis, as cadeiras de roda também permitem a fácil manobra e ajudam no banho, tornando o processo muito mais simples. Dessa forma, a higienização do paciente torna-se algo fácil e prático.

3 – Facilidade de locomoção

As cadeiras de banho são equipadas com rodas, para ajudar na locomoção do equipamento e do paciente, até o local adequado para a higienização.

Os equipamentos também contam com travas nas rodas, para evitar que a cadeira se mova, durante o banho. Para mais segurança e estabilidade, busque pelos modelos que têm freios nas quatro rodas!

4 – Variedade de preços e modelos

A Santa Apolônia acredita que todos os pacientes têm direito aos cuidados e conforto promovidos pelas cadeiras de banho. Por isso, nossas lojas físicas e virtual oferecem uma variedade de modelos e preços, com a preocupação de oferecer os melhores equipamentos do mercado.

Na hora de avaliar o custo e o benefício de cada modelo, é importante ter em mente que uma cadeira de qualidade inferior não oferece a mesma segurança para paciente e cuidador. Assim, escolher uma cadeira errada pode provocar um risco de queda quando em contato com a água do banho, sabonete ou shampoo. Nesse sentido, leve em consideração, também, as condições de estabilidade do paciente.

Como escolher o melhor modelo de cadeira de banho?

Com o equipamento certo, o banheiro pode se tornar um local menos desafiador para as pessoas com mobilidade reduzida, aumentando a independência e a confiança dos pacientes. Em geral, a cadeira de banho é um instrumento simples de ser usado, com possibilidade de regulagem, dependendo das características das pessoas.

Mas, com tantas opções, fica a dúvida: como escolher o modelo certo?

Afinal de contas, é importante saber qual é o tipo de cadeira de banho mais adequada para cada caso, já que existem uma diversidade de materiais, recursos de segurança e mobilidade. 

Sendo assim, o primeiro passo é conhecer as características do paciente, principalmente em relação ao peso. Com isso, é possível saber se a cadeira de banho pode ser normal ou se precisa ser reforçada.

Depois, recomenda-se definir um orçamento. Isso ajuda no momento da compra, pois o cliente poderá escolher entre modelos disponíveis, de acordo com o investimento financeiro. Por mais iguais que as cadeiras de banho possam parecer, elas são bem diferentes. Afinal, seu preço pode variar de R$200 a mais de R$1000! O que muda é o conforto para o paciente, durabilidade do equipamento e segurança para o cuidador e o paciente. 

Por isso, também deve-se definir a prioridade de uso. Dependendo das condições do paciente, a cadeira de banho pode requisitar o uso de acessórios extras, para que a higienização possa ser feita da maneira correta.

Está procurando por uma cadeira de banho? Venha conhecer os modelos disponíveis nas lojas físicas e online da Santa Apolônia. Se você ainda está em dúvida sobre qual cadeira escolhes, basta visitar uma de nossas lojas físicas e conversar com nossos consultores de vendas.