melhore-sua-higiene-bucal-com-o-irrigador-oral

Melhore sua higiene bucal com o irrigador oral

Fale a verdade: você passa fio dental todos os dias? Nós sabemos como este pode ser um hábito difícil de colocar em prática, porém, muito necessário, para manter a saúde bucal completa. Este é um hábito tão necessário que é possível adaptá-lo e utilizar um irrigador oral.

Ouça este conteúdo:

Seja para quem tem preguiça do fio dental, para quem usa aparelhos ortodônticos, implantes ou próteses dentárias. O fato é que o irrigador bucal agrega muitos benefícios à higiene bucal. É tão importante que, muito provavelmente, você já viu um desses aparelhos em um consultório odontológico.

A boa notícia é que é possível ter o seu próprio irrigador, e manter em casa os cuidados necessários com sua saúde bucal que são recomendações dos dentistas.

No artigo de hoje, você vai descobrir mais sobre a importância de escovar os dentes e como melhorar a sua higiene bucal com o irrigador oral. Acompanhe a leitura!

A importância da higiene dentária e o uso do fio dental

A atenção à higiene bucal deve iniciar-se desde a infância, mesmo antes do nascimento dos primeiros dentes. Ou seja, o ato de escovação é estimulado com a limpeza da gengiva dos bebês e, posteriormente, com o surgimento dos dentes, para garantir que as crianças tenham o hálito saudável.

Durante o período de amamentação, recomenda-se retirar o excesso de leite da boca com uma gaze embebida em água filtrada. Assim que os primeiros dentes nascerem, é necessário iniciar o uso de escovas de dentes apropriadas, com cerdas macias.

Cuidar dos dentes não é apenas uma questão de estética, para manter um sorriso bonito. Ao contrário, a higiene bucal é indispensável para a qualidade de vida e saúde.

De acordo com a Federação Dentária Internacional (FDI), mais de 90% da população do mundo sofre ou irá sofrer algum tipo de doença dental na vida. A American Dental Association (ADA) diz que os problemas bucais, como a doença crônica gengival (periodontite), podem acarretar em outros males, inclusive no coração e pulmões, já que as bactérias da boca podem migrar para esses órgãos.

Por conta disso, é importante manter a higiene bucal em dia e, especialmente, usando um acessório que é esquecido por muitas pessoas: o fio dental. 

Passar o fio dental deve ser uma prática diária, já que ele é responsável por remover os resíduos de alimentos e a placa bacteriana nos locais de difícil acesso, como entre os dentes e debaixo da linha da gengiva. Se a placa não for retirada corretamente, há a proliferação de bactérias que causam gengivite, mau hálito e cáries.

Entretanto, existem pessoas que têm dificuldade em usar o fio dental, ou não podem usá-lo e, quando isso ocorrer, há a opção do irrigador bucal.

Modelos de irrigador oral da Santa Apolônia

A Santa Apolônia preocupa-se em oferecer os melhores equipamentos para a área de saúde odontológica e, por isso, conta com uma linha de irrigadores bucais adaptados para diversas necessidades.

Você pode escolher duas modelos de irrigador oral, os de balcão ou portáteis. Entenda a diferença de cada um:

Irrigador oral de balcão

Este é o modelo mais comum de vermos em consultórios. Pode ser usado em casa, no banheiro ou, dependendo do modelo, ser transportado para perto da cama do paciente. Para escolher o seu, considere:

  • alcance dos bicos;
  • níveis de pressão de água;
  • acessórios inclusos.

Por exemplo, o irrigador oral Clearplik Multilaser HC038 realiza a limpeza 360° por meio de jatos pulsantes de água entre os dentes e região da gengiva. Além de um reservatório de 1 litro, este modelo vem com 5 acessórios, para uma limpeza mais profunda: bico clássico, bicos para usar com aparelho ortodôntico, limpador de Língua, bico periodontal, para focar na limpeza da gengiva e bico removedor de placas.

O modelol Waterpik WP70B possui 6 configurações de pressão que permitem personalizar a força do jato de água de acordo com a sensibilidade e necessidade. Acompanha 3 bicos e seu destaque está para sua praticidade. Seu reservatório espaçoso, reduz a necessidade de recargas de água, e é uma caixa revestidora. Após o uso basta retirar do aparelho e encaixá-lo por cima do motor, sendo prático montá-lo e guardá-lo no banheiro. 

Irrigador oral portátil

Este modelo é parecido com uma escova dental, pode ser usada de maneira mais prática e, inclusive, ser transportado para viagens ou para o trabalho. Existem diversos modelos e trazemos aqui duas opções que mostram a importância de definir prioridades na hora de escolher seu produto.

O irrigador oral Waterpik Portátil Wp40b é indicado para prevenção de doenças da boca. Seu diferencial são as 1200 poderosas pulsações de água por minuto, sendo altamente efetivo na redução de bactérias. Seu uso é especialmente indicado para limpezas profundas em pontes, coroas, aparelhos ortodônticos e implantes.

Já o grande destaque do modelo  Clearpik Portable Multilaser HC036, está nos três níveis de ajustes de pressão: 

  • normal: que realiza uma limpeza profunda; 
  • baixo: indicado para gengivas e dentes sensíveis e 
  • modo massagem: estimula a circulação nas gengivas.

Lembre-se de verificar se o modelo escolhido tem bico 360º, eles facilitam o manuseio e contribuem com uma limpeza mais efetiva. 

Confira, a seguir, como o irrigador oral traz mais conforto e praticidade para a higienização diária da sua boca!

Por que ter um irrigador oral?

Como vimos, o irrigador oral é uma maneira de retirar os resíduos de alimentos quando ficam presos na boca. Embora o uso do fio dental seja o mais indicado pelos dentistas, esse equipamento pode ser um substituto muito eficiente.

Como vimos, o irrigador oral atua através de jatos pulsantes de água, removendo os resíduos de alimentos que em alguns casos não são removidos pela escovação ou em áreas onde o fio dental não alcança.  E que na maioria das vezes são os causadores do mau hálito ou doenças bucais.

Assim como o fio dental, o irrigador oral deve ser usado diariamente. Desse modo, é possível evitar o aparecimento das bactérias que podem comprometer a saúde da gengiva e dos dentes.

Se você já tem o seu irrigador bucal, conte com a Santa Apolônia para trocar os acessórios, como bicos, canetas e mangueiras. 

Para conhecer os modelos de irrigador oral e acessórios disponíveis na Santa Apolônia, acesse nossa loja virtual ou faça uma visita nas lojas físicas, em Florianópolis, São José, Palhoça, Balneário Camboriú e Itajaí. 

melhore-sua-higiene-bucal-com-o-irrigador-oral-banner