umidificador,ar,vapor,água

Como funciona um umidificador de ar?

O clima seco é um dos causadores (ou agravadores) de várias doenças respiratórias, além do óbvio desconforto que traz. Para combater esse problema é preciso aumentar a umidade relativa do ar, mas como fazer isso?

Desde muito tempo usamos artifícios caseiros como deixar toalhas molhadas nos quartos ao dormir, mas esses métodos amadores não conseguem resolver plenamente o problema. A melhor solução para quem tem problemas com o ar seco é recorrer a um umidificador de ar.

O que é

O umidificador, também chamado de vaporizador ou nebulizador é basicamente um aparelho eletrônico que transforma água líquida em vapor de água e libera esse vapor no ambiente aumentando a umidade relativa do ar.

Como a umidade ideal é na casa dos 60% e valores abaixo disso começam a ser prejudiciais para o aparelho respiratório humano, o umidificador de ar vem se tornando uma solução bastante procurada em regiões de clima mais seco ou durante o inverno, época em que é natural haver mais seca e consequente menor umidade do ar.

Como funciona

Existe mais de uma forma para que o umidificador transforme água em vapor. Vamos conhecer um pouco sobre cada uma delas:

  • Vaporizador: Como já dito a forma mais simples de aumentar a umidade relativa do ar é fervendo-se água e jogando o vapor resultante no ambiente. Eles ainda podem ser utilizados para a administração de alguns remédios.
  • Impulsor: Também utilizado como um resfriador de ambientes, o impulsor atira água em estado líquido em um difusor para que o líquido se espalhe em pequenas gotas pelo ambiente.
  • Ultrassônico: É o tipo mais utilizado nos dias de hoje por ser prático e silencioso. Esse umidificador utiliza um diafragma de metal que vibra em altas frequências para criar gotículas de água. O resultado é uma neblina fria ao contrário do vaporizador cujo resultado é um vapor aquecido.
  • Sistema de pavio: Nesse sistema usa-se um filtro que pode ser um pano, espuma ou até mesmo um papel para se colher a água de um reservatório. Um ventilador empurra o líquido em forma de partículas bem pequenas para o ambiente, com a vantagem que, quanto maior for a umidade, mais difícil será o sistema liberar mais, o que ajuda a regular naturalmente a quantidade de água utilizada.

Saiba utilizar corretamente

Como o umidificador de ar é comumente utilizado por pacientes com doenças respiratórias como alergias e rinites, é importante que seja bem utilizado para trazer apenas benefícios. Ou seja, dependendo do tipo e do modelo do aparelho, existem diferentes manutenções que devem ser realizadas, a maioria bastante simples, falaremos sobre algumas, mas é bom consultar sempre o manual de instruções do seu aparelho.

Na maioria dos casos é preciso colocar água em algum reservatório. Um cuidado básico é o de trocar essa água diariamente e fazer a higienização do local. O acúmulo de poeira, principalmente após algum tempo sem uso pode ser danoso durante o uso. Muitos aparelhos também possuem filtros que precisam ser lavados ou substituídos periodicamente por isso é preciso estar atento aos tempos para essa manutenção.

Outra dica interessante é posicionar o umidificador longe de cortinas, almofadas, bichos de pelúcia ou outras superfícies que podem acumular umidade, já que, em excesso, a umidade é um ambiente ideal para a proliferação de fungos e bactérias que podem também causar doenças respiratórias. Não fazendo um bom uso do aparelho, ele passa a ser mais inimigo do que aliado, por isso siga essas dicas e durma com mais conforto.