Como funciona o Pilates e quais materiais são necessários?

O Pilates é uma técnica para exercícios desenvolvida pelo alemão Joseph Pilates no início do século XX e que ganhou adeptos por todo o mundo, inclusive no Brasil.

Os exercícios, realizados no chão ou em equipamentos especialmente desenvolvidos para a técnica, buscam o fortalecimento muscular, o aumento da flexibilidade e unem movimentos em coordenação com a respiração para atingir o objetivo.

Características

Uma das suas grandes vantagens e um dos principais motivos para o seu crescimento no mundo é que a técnica envolve impacto praticamente zero. Por essa razão, funciona muito bem na recuperação de musculaturas e movimentos perdidos, sendo bastante adotada por fisioterapeutas no processo de recuperação de pacientes.

Outro nicho bastante explorado pelo Pilates é o de idosos, pessoas que precisam de exercícios para manter a jovialidade, mas que não podem abusar da parte aeróbica e nem praticar exercícios que exijam impacto.

Mas ele não serve apenas para a recuperação: pode ser utilizada como alternativa fitness e até para perda de peso. Dessa forma, é acessível para qualquer pessoa, inclusive mulheres grávidas e crianças.

Equipamentos

Joseph Pilates, além de ter criado a técnica, desenvolveu uma série de equipamentos próprios. Devido à complexidade deles, é preciso ir a um dos muitos espaços dedicados ao Pilates para usufruí-los da melhor maneira.

Equipamentos como o Cadillac, que recebeu esse nome em homenagem à antiga fábrica de automóveis, são grandes e possuem formas variadas de uso. A maioria deles se baseia em conceitos deslizantes, molas e suportes para que o usuário faça apenas a quantidade necessária de força, de forma gradual e dentro dos limites individuais.

Por esse motivo, também é importante contar com o suporte de um especialista, já que os equipamentos precisam ser ajustados para cada pessoa, a fim de serem corretamente utilizados.

O Ladder Barrel, criado a partir de um barril de cerveja, serve para estender o tronco e trabalhar a flexibilidade dos membros inferiores. Caso seja utilizado equivocadamente, pode causar desconforto ao usuário; porém, se for manuseado corretamente, traz uma série de benefícios.

Além dos equipamentos fixos para Pilates que exigem a ida a uma academia para utilização, há os acessórios. Esses sim bons para quem já conhece os exercícios e quer praticar em casa. Os mais famosos são a bola, uma esfera com ar maleável que permite diversos exercícios apoiando-se o corpo sobre ela, bem como as faixas elásticas, que ajudam nos trabalhos de flexibilidade.

Além desses, temos disponíveis: pesos, anéis tonificadores, discos e tapetes, para suavizar o impacto contra o solo. Muitos podem ser facilmente encontrados nas lojas especializadas.

O Pilates pode ser praticado no solo sem o auxílio de nenhum equipamento, o que o torna uma alternativa barata para quem deseja iniciar na técnica. Apesar disso, há um rigor na execução dos movimentos e, por isso, convém que os novos praticantes sejam monitorados por um especialista para que não somente obtenham resultados melhores, mas também não causem algum tipo de lesão por praticarem de forma incorreta.

Cuide da sua saúde

O Pilates continua se popularizando no Brasil graças aos bons resultados obtidos pelos praticantes e benefícios comprovados à saúde, tanto nos casos de recuperação quanto para quem quer apenas incluir uma rotina de exercícios diária com pouco impacto.

Lembre-se de procurar profissionais especializados para iniciar a prática. Assim, você consegue os melhores resultados para a sua saúde, não importando idade, sexo ou condição física atual, pois não há contraindicações.

tipoia, como utilizar, tipos de tipoia