benefícios, colchão pneumático, conforto.

Escaras: Como prevenir com o Colchão Pneumático

As escaras, também chamadas de úlceras de pressão ou úlceras de decúbito, consistem em lesões da pele, de extensão, tamanho e profundidade variáveis, causadas pela deficiência da irrigação de sangue e o deficit na oferta de nutrientes em determinada área do corpo.

Ouça este conteúdo:

Normalmente, as escaras surgem por conta de uma pressão externa, que é exercida por objeto contra a superfície óssea ou cartilaginosa. Elas ocorrem quando  a pele fica em frequente pressão, isso faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, interrompendo, a circulação sanguínea para os músculos ou para a pele, ocorrendo também a hipóxia tecidual, falta de oxigenação nos tecidos.

Pessoas com dificuldade de locomoção ou que permanecem, muito tempo, deitadas por conta de um tratamento, podem desenvolver escaras, com um quadro agravado pela umidade e fricção.

Ou seja, pacientes internados em hospitais, idosos e cadeirantes são mais propensos às escaras. Por esse motivo, é importante investir em acessórios de prevenção, como é o caso do colchão pneumático.

Como detectar a presença de escaras?

As fases da escara se diferenciam conforme o progresso da mesma, sendo um total de quatro fases. Entretanto, ao primeiro sinal de escara “mancha vermelha que não some depois da pressão” deve-se procurar diagnóstico e tratamento, pois o avanço é muito rápido.

Ressalta-se a importância de procurar um profissional para o diagnóstico correto, pois para fazer uso de medicamentos é necessário a realização de exames, para resultados verdadeiros.

Além da prevenção com o uso do colchão pneumático, é necessário mudar a posição do paciente durante o período em que estiver deitado ou sentado. Isso evita a pressão frequente em uma única área do corpo.

A importância do colchão pneumático para a prevenção de escaras

Visto que a causa das escaras é a permanência da pessoa em uma única posição, os colchões pneumáticos se configuram na melhor opção de prevenção para o problema. Isso acontece porque esse colchão se difere dos demais que permanecem de forma unicamente plana.

O colchão pneumático é composto por diversas células de ar que intercalam entre si, proporcionando o alívio da pressão do corpo. Dessa forma, evita-se o atrito (contato) entre o colchão e que o paciente fique em constante pressão, diminuindo as possibilidades de surgimento das escaras.

Além do colchão pneumático, recomenda-se o uso de cremes e óleos para hidratação da pele do paciente, evitando a ocorrência de fissuras que formam as úlceras. Também é importante atentar-se à higiene do acamado e do próprio colchão pneumático.

A maioria dos casos de escaras acontece em pacientes acamados, assim como outros problemas como dores musculares e outros, por isso, há algum tempo já se vem pensando em colchões que proporcionem conforto a estes pacientes.

Mas, o colchão pneumático é confortável e eficaz?

Muitas vezes quando pensamos em colchões pneumáticos logo nos vem à cabeça o conforto e caímos na dúvida cotidiana: “será que eles realmente são confortáveis? ”. 

A resposta para essa pergunta é sim!

O colchão pneumático é mais um dos instrumentos utilizados para proporcionar conforto e qualidade de vida aos pacientes que, por um motivo ou outro, precisam passar muito tempo deitado. A alternância que o acessório confere, atua como uma espécie de massagem, evitando a contínua pressão sobre uma única área do corpo e auxiliando no aumento da circulação e oxigenação sanguínea, prevenindo assim o surgimento das escaras também conhecidas como lesões por pressão. 

Mas lembre-se da necessidade de manter a hidratação corporal, para manter o cuidado com a pele, com produtos que específicos para pacientes acamados. Principalmente em áreas mais propícias ao aparecimento de escaras como: calcanhar, cóccix, escápula, nuca e atrás das orelhas.

 A alimentação também é muito importante, muitas vezes um paciente acamado pode ter deficiência na absorção de nutrientes e vitaminas dos alimentos. Suplementos alimentares podem auxiliar nessa reposição de nutrientes e vitaminas essenciais para o organismo atuar de forma preventiva ou até mesmo no processo de recuperação e combate de uma lesão. 

Aproveite e confira alguns produtos para proporcionar mais conforto e praticidade nos cuidados de um paciente acamado. Você pode fazer sua compra em nossa loja virtual, pelo WhatsApp ou Telefone e, ainda, nas lojas físicas