balança de bioimpedância, aparelho, músculos, gordura.

Como funciona uma balança de bioimpedância?

Já pensou em como seria descobrir a quantidade de gordura, músculo e massa óssea que você tem dentro do seu corpo utilizando apenas um aparelho? Parece ser algo impossível né? Mas, graças a avançada tecnologia que temos hoje em dia, isto já é possível. Basta fazer um exame bem simples e rápido, conhecido como bioimpedância.

A balança de bioimpedância é um instrumento utilizado por médicos e especialistas para analisar o funcionamento do organismo, através do levantamento de dados como o de percentual de gordura, músculo, hidratação e peso do indivíduo. É uma importante prática que acompanha bem de perto o paciente durante uma dieta, por exemplo.

Através dos dados que são obtidos por meio da balança, profissionais como nutricionistas, conseguem montar uma dieta personalizada para cada paciente, vendo suas características únicas e analisando todas suas necessidades, de modo que o indivíduo seja visto como um todo, resultando em um processo muito mais saudável e eficiente. O exame pode ser realizado a cada 3 ou 6 meses para se comparar resultados e também verificar a evolução da composição corporal do indivíduo, chegando o mais perto possível dos objetivos da pessoa.   

Entenda como funciona a balança de bioimpedância

Geralmente, a bioimpedância é feita em balanças especiais, que possuem placas de metal que conduzem um tipo fraco de corrente elétrica que atravessa o corpo todo. É por isso, que esse método é tão eficiente. A balança analisa os dados de acordo com sexo, idade, altura e intensidade da atividade física, que são dados introduzidos na balança.

Devido a corrente elétrica viajar facilmente pela água, os músculos que são tecidos hidratados conseguem deixar a corrente passar rapidamente, possibilitando o aparelho calcular o valor que indica a quantidade de massa magra, gordura e água. Para saber essas informações, o paciente precisa subir descalço em uma balança de bioimpedância ou segurar nas mãos as placas de metal.

Para compreender melhor, separamos as principais funções das balanças de bioimpedância, entre elas, temos os cálculos de:

  • Porcentagem real da gordura corporal;
  • Peso real em relação ao percentual de peso de gordura;
  • IMC;
  • Taxa metabólica basal;
  • Percentual da quantidade total de água presente no corpo;
  • Percentual de massa óssea;
  • Percentual de gordura visceral;
  • Idade corporal, entre outros.

Até aqui falamos tanto de bioimpedância, mas você sabe o que significa esse termo? A palavra científica nada mais é do que a capacidade do organismo de resistir à passagem de uma corrente elétrica. A gordura, os músculos e a água resistem ou atrasam essa passagem de formas diferentes.

Assim, a balança consegue medir a passagem de sinais elétricos quando estes transitam pelos músculos ou gorduras. Logo, quando a quantidade desses componentes varia, também variam os sinais elétricos emitidos, sendo possível obter uma medida confiável e precisa da quantidade de cada um dos componentes que formam o peso total.

Quais são as vantagens?

Com certeza, uma das maiores vantagens dessa balança é o controle dos resultados em uma dieta, por exemplo. Em casos de pessoas que possuem uma rotina fixa composta por atividades físicas, ir à academia e fazer dieta, o esperado é perder peso, não ganhar, certo?

O que muitos não sabem é que na balança comum, quando os números não mudam ou fazem é aumentar pode significar que você está ganhando massa magra e não gordura. Portanto, o principal benefício da bioimpedância é esse controle pela sua composição corporal, como a porcentagem de gordura, de massa magra, de água no corpo e a taxa metabólica que ele apresenta. Diante disso, a possibilidade de estabelecer uma dieta mais adequada para o paciente é bem melhor!

Gostou desse texto? Acompanhe nosso e leia outros textos como esses.  

termometro