luvas-descartáveis-látex-nitrila

Quais os tipos de luvas descartáveis e sua utilização?

As luvas descartáveis são itens de grande utilidade em hospitais e outros órgãos de saúde. Elas são em geral utilizadas para realizar o manuseio de materiais de risco e servem para a proteção tanto do utilizador quanto dos pacientes a que porventura precise entrar em contato.

A principal função das luvas descartáveis é a de proteger as mãos de quem as utiliza, mas como o sentido humano do tato é muito desenvolvido, o ato de utilizá-las reduz essa capacidade além de também tornar as mãos mais ou menos escorregadias, o que pode ser prejudicial durante um procedimento cirúrgico, por exemplo.

Sendo assim, diferentes tipos de luvas existem para diferentes aplicações. Vamos conhecer melhor os tipos mais utilizados.

Luvas de látex

As luvas descartáveis de látex são as mais comuns e as mais utilizadas. São feitas de borracha comum e tem um custo de produção bastante baixo.

São essas luvas que costumamos ver sendo utilizadas para limpeza e que costumam ser confeccionadas em um tom de amarelo.

Essas luvas possuem boa adaptação às mãos e são fáceis de colocar, apesar de trazerem a desvantagem de provocar alergia em algumas pessoas. Nesses casos, tanto a pessoa que usa a luva quando aquela que está sendo manipulada (caso de procedimentos médicos) está sujeita a reações alérgicas que podem ser de uma coceira até uma reação anafilática mais intensa.

No mercado é possível encontrar luvas com ou sem talco e também esterilizadas ou não.

Luvas de vinil

As luvas descartáveis de vinil são construídas a partir de um polímero sintético que traz algumas vantagens em relação às luvas feitas em látex. A principal delas é a muito menor possibilidade de alergias já que o material sintético não costuma causar esse tipo de reação.

Elas também são mais resistentes à proliferação de fungos e bactérias, o que as faz uma excelente opção para a indústria alimentícia e outras manufaturas em geral. Outra característica  é que essas luvas são mais resistentes a rasgos e perfurações.

É bastante comum a necessidade do talco para as luvas de vinil, já que sem a substância, fica bem difícil de calçá-las, principalmente quando se está com as mãos suadas.

Graças às características citadas, as luvas de vinil estão sendo mais utilizadas em áreas como limpeza, saúde e atualmente na área estética, embora em muitos casos as luvas de látex ainda sejam as preferidas em virtude do custo um pouco mais baixo.

Luvas de nitrila

As luvas descartáveis de nitrila que é um tipo de borracha sintética são as mais utilizadas em procedimentos médicos que lidam com substâncias perigosas. Isso acontece porque esse tipo de luva descartável é aquele que oferece o maior índice de resistência a furos e rasgos.

Essa característica das luvas de nitrila faz com que sejam as preferidas também na indústria química, já que é a mais resistente à corrosão e, portanto, ideal, para lidar com esse tipo de produto.

Elas também não contêm látex e por isso não causam alergias. Por outro lado, esse tipo de luva é a que mais exige o uso de talco devido a sua baixa capacidade de atrito para vestir, mas, uma vez vestidas, promovem ótima sensibilidade e resistência ao atrito.

As luvas de nitrila também são as mais caras entre os três tipos mais utilizados e por isso acabam sendo usadas em procedimentos onde o grau de exigência de proteção é mais alto como a indústria química e a medicina de ponta.

Independente do tipo de material, elas podem ser confeccionadas em diferentes cores e tamanhos e a escolha por um ou outro tipo deve ser feita levando-se em conta as características que mencionamos acima.

termometro