andadores, idosos, crianças

Quais os tipos de andadores mais populares?

Pessoas com dificuldades de locomoção e problemas com equilíbrio, sejam temporários, decorrentes de alguma doença ou sinais da deterioração dos membros posteriores podem fazer uso dos andadores para ajudar na mobilidade.

Eles são equipamentos feitos para possibilitar que essas pessoas se locomovam, promovendo suporte para equilíbrio e impedindo que elas caiam durante o ato de caminhar.

Neste artigo, exploraremos os seus diferentes tipos, desde os voltados para as crianças até aqueles utilizados em processos recuperatórios, como a fisioterapia, e os usados por idosos.  

Os tipos mais comuns

Os andadores podem ser divididos basicamente em duas categorias: os que possuem rodas e os que não as possuem, tendo apenas apoios fixos. A diferença básica é que os modelos fixos precisam ser levantados do chão e colocados para a frente, enquanto aqueles que possuem rodas podem ser deslizados para a frente ou para os lados, de acordo com o modelo escolhido.

Esses equipamentos são diferentes das muletas, aqueles apoios feitos em madeira ou metal e utilizados para caminhar, normalmente apoiados sob as axilas. Elas costumam ser utilizadas em casos de recuperação de acidentes, quando apenas uma das pernas está com problemas; já o andador é utilizado para ajudar em casos nos quais a pessoa tem dificuldade em permanecer de pé, não apenas por problemas em apenas uma das pernas.

O andador fixo

O andador fixo é o modelo indicado para quem tem problemas de equilíbrio, deterioração das pernas ou outras condições que impeçam o ato de andar de forma segura e contínua. São andadores ideais para idosos, porque promovem grande capacidade de fixação ao chão, já que possuem ponteira de borracha.

Para andar, a pessoa deve erguer o aparelho e posicioná-lo um pouco mais à frente, apoiando-se nele e então caminhar um ou dois passos antes de repetir o processo. Esse tipo de equipamento exige força nos braços, tanto para erguê-lo quanto para se apoiar nele.

Além de pessoas idosas, é bastante utilizado em processos recuperatórios, como a fisioterapia.

Existe também o andador articulado que permite que o usuário movimente somente um dos lados do Andador para frente, acompanhando o movimento dos pés ao caminhar, exigindo menos esforço

O andador móvel com duas rodas

O equipamento com um par de rodas à frente é semelhante ao modelo fixo. Também pode ser dobrado e possui regulagens para se adaptar a diferentes tamanhos de pessoas. A diferença é a forma de utilização.

Esse modelo é indicado em dois casos em relação ao anterior: quando não precisa de muita força nos braços, já que é necessário levantar apenas a parte traseira do aparelho; quando a pessoa tem mais equilíbrio e segurança para se locomover. Com as rodinhas, é mais fácil e rápido, devido ao efeito deslizante desses andadores.

O andador móvel com quatro rodas

Os andadores móveis de quatro rodas são separados em duas categorias: os feitos para idosos e aqueles desenvolvidos para crianças. A diferença se dá nas características de construção e no objetivo de cada um deles.

O equipamento das crianças costuma ser feito de plástico, com rodas grandes, e possui uma espécie de rede na qual os pequenos são apoiados. As laterais são protegidas para baterem em móveis ou paredes sem machucar a criança e o andador não costuma contar com freios.

Já os andadores feitos para os idosos, normalmente, são produzidos em alumínio ou outros materiais leves e resistentes e contam com freios para evitar acidentes. Esses equipamentos costumam ter uma cadeira para que a pessoa descanse quando necessário.

São indicados para pessoas com grandes problemas de mobilidade, mas que ainda conseguem andar, não precisando ir para o próximo estágio: a cadeira de rodas.

termometro