adeira-anfíbia-banho-mar

Qual a função de uma cadeira Anfíbia?

A vida de quem tem dificuldade de locomoção é cheia de percalços, ser dependente de uma cadeira de rodas, seja uma cadeira anfíbia ou não, coloca a pessoa em situações pouco imaginadas ou compreendidas por pessoas comuns.

Subir ou descer um degrau se torna uma tarefa complicada quando não se pode mais contar com as pernas, dificultando as tarefas mais comuns do cotidiano como ir ao trabalho ou ao supermercado, mas também tarefas mais simples como tomar banho ou ir à praia se tornam problemáticas também.

Além da limitação física óbvia, essas pessoas passam também a sofrer de limitações sociais. E o ser humano é uma criatura social, ou seja, necessita do contato com outros seres humanos.

Com o auxílio de uma cadeira anfíbia, é possível para o cadeirante superar parte desses incômodos e atingir uma qualidade de vida um pouco melhor.

O que é

A cadeira anfíbia é um modelo de cadeira de rodas desenvolvida com a finalidade de permitir o acesso de um cadeirante à praia. Feitas em materiais resistentes à água: como o plástico, o alumínio e o aço inox, essas cadeiras são leves e não afundam na água.

Elas também contam com rodas de perfil bem mais largo do que as tradicionais para permitir a tração na areia da praia sem que haja o risco de atolar.

Em virtude desse perfil mais largo, o cadeirante não consegue mover a cadeira sozinho, sendo necessária a presença de outra pessoa para empurrá-lo. Também em virtude do tamanho das rodas da cadeira anfíbia ela não é projetada para fazer curvas, já que foi desenhada pensando-se no ambiente da praia.

Outras características

Desenvolvida pensando-se em um primeiro momento nas pessoas que já utilizam cadeiras de rodas para se locomover, a cadeira anfíbia também vem se mostrado útil para atender a um outro tipo de público que ainda se locomove com as próprias pernas, mas não tem segurança ou firmeza suficientes para caminhar na areia da praia e principalmente fazer o banho de mar.

Suportando um peso de até 110 quilos, essas cadeiras também estão sendo utilizadas por pessoas com mobilidade reduzida temporária ou definitiva como é o caso dos idosos.

Elas têm assento reclinável, algo que é especialmente útil para acomodar pessoas de diferentes tamanhos, mas também para permitir uma posição mais confortável, de relaxamento para um banho de sol, por exemplo.

Essas características se juntam à várias peças móveis ou removíveis como é o caso dos apoios para os pés e dos apoios para os braços que podem ser retirados. A cadeira anfíbia também pode ser dobrada e ter os eixos removidos, o que facilita bastante o seu transporte, cabendo até mesmo no porta-malas de carros de pequeno porte.

Acessibilidade

Agora as pessoas que não podem mais caminhar e já precisam passar por provações diárias, têm mais uma opção para lhes dar acessibilidade. A praia, antes um lugar inacessível para essas pessoas, se torna mais uma opção de lazer e qualidade de vida para elas.

Lembrando que a função da cadeira anfíbia é justamente essa: o acesso à praia, por isso ela não substitui a cadeira tradicional, mas deve ser usada como um acessório complementar. Por suas características de alta resistência, elas também podem ser utilizadas para outras funções e locais como passeios por terrenos um pouco mais acidentados, banhos de piscina ou cachoeira e até mesmo para tomar banho em casa, apesar de cadeira não ter sido desenvolvida pensando-se exatamente nessas situações, ela ainda pode ser mais adequada que o modelo comum.

Em todo caso, converse sempre com um médico para melhores instruções de como utilizar o equipamento.