cadeirante

Quais os tipos de cadeira de rodas no mercado?

A cadeira de rodas é um equipamento que auxilia muito a vida de quem tem dificuldades de locomoção por qualquer motivo. Ela permite que a pessoa se movimente e tenha seu direito de ir e vir restabelecido.

Existem muitos modelos e tipos de cadeiras de rodas no mercado, cada uma delas se adequada a um tipo de pessoa e necessidade. A escolha da cadeira correta traz um ganho importante e real na qualidade de vida das pessoas com restrição ou dificuldade de mobilidade, permitindo que ela tenha uma vida com mais autonomia e liberdade.

Escolher o modelo correto pode influenciar no estilo de vida da pessoa. Muitos cadeirantes se adaptam melhor com um modelo do que com outro e muitos tem dificuldades em acertar na escolha da primeira cadeira, por falta de orientação ou inexperiência.

Mas para saber qual é o melhor modelo para você, um familiar ou um paciente, é preciso conhecer os principais tipos deste equipamento. Confira agora as informações.

 

Cadeiras monobloco

As cadeiras no estilo monobloco são modelos leves e compactos. Elas possuem uma estrutura inteira e tem o quadro menor, permitindo maior autonomia na movimentação com manobras em espaços menores.

As cadeiras em modelo monobloco possuem o encosto dobrável sobre o assento, o que dá maior firmeza ao equipamento. Alguns modelos permitem regular a inclinação do encosto e podem ser personalizadas conforme a solicitação do usuário.

Elas são o modelo preferido de pessoas com pouco comprometimento nos membros superiores e que buscam uma maior autonomia e agilidade de movimentos.

 

Cadeiras dobráveis em X

A cadeira de rodas dobrável em X recebe este nome porque sua estrutura é dividida em duas partes laterais, unidas por tubos formando um X no assento a cadeira. Ela é uma cadeira mais pesada e menos ágil e pode ser dobrada facilmente para transporte ou para ser guardada.

É uma cadeira indicada para pessoas com maior dependência e que precisam de maior auxílio na locomoção. Por ela oferecer uma grande estabilidade para o corpo do usuário, também é indicada para pessoas com pouca força e controle muscular. Também é indicada para transportes curtos e para pessoas que possuem poucas restrições de mobilidade.

 

Manual versus motorizada

As cadeiras de rodas podem ser manuais ou motorizadas. Nas cadeiras manuais, o próprio cadeirante ou seu cuidador impulsiona a cadeira através da sua força física.

Este tipo de cadeira é muito usado por pessoas que têm menores restrições de locomoção e que possuem maior controle e resistência respiratória e força física nos membros superiores. Também é usada por pessoas que possuem cuidadores para auxiliar na locomoção, como idosos e crianças.

Já as cadeiras motorizadas são usadas por pessoas com maiores restrições de locomoção e com menor força nos membros superiores. Também são indicadas para pessoas com deficiências associadas, mas que preservam a habilidade motora nas mãos para a operação do aparelho e pessoas que buscam uma maior comodidade na locomoção, além de pessoas tetraplégicas, com baixa resistência respiratória e doenças degenerativas.

 

Outros modelos

Existem ainda cadeiras de rodas que possuem um sistema de levante elétrico, conhecidas como stand-up, que permitem ao usuário ficar na posição totalmente vertical. Estas cadeiras auxiliam nas funções digestiva e circulatória dos usuários.

Também podemos citar as cadeiras esportivas, especialmente construídas e adaptadas para prática de alguns esportes, como basquete e corrida. Elas são mais leves e muito estáveis permitindo uma grande amplitude de movimentos.

Também cabe lembrar que há vários tipos de configurações e acessórios disponíveis para deixar a cadeira mais confortável e dinâmica, adaptada a toda a necessidade do usuário.

Para saber mais sobre produtos hospitalares, navegue em nosso site e se tiver alguma dúvida não hesite em deixar nos comentários.