6-habitos-para-manter-a-saude-durante-a-pandemia-do-covid-19

6 hábitos para manter a saúde durante a pandemia da Covid-19

O novo coronavírus transformou a nossa rotina e fez muitos brasileiros encararem uma realidade inédita, com mudanças de hábitos, atitudes e comportamentos que afetam diretamente o controle da pandemia da Covid-19.

Desde o dia 30 de janeiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto da doença como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional – o mais alto nível de alerta da Organização. Em 11 de março, a Covid-19 foi considerado uma pandemia.

Assim, mais do que as atitudes que evitam o contágio e a disseminação do novo coronavírus, é necessário adotar hábitos para a preservação da saúde física e mental. Afinal de contas, esse tipo de situação pode gerar estresse, ansiedade e ter efeitos negativos em nosso corpo.

Além de um compromisso com a sua própria saúde, a mudança de hábitos também é uma atitude cidadã, pois ajuda na contenção da doença e diminui o avanço progressivo da doença. Sendo assim, seguem algumas recomendações abaixo:

1 – Mantenha o protocolo de higiene dentro de casa

Os vírus respiratórios, como é o caso da Covid-19, se espalham principalmente pelo contato. Por esse motivo, é importante manter uma higienização frequente das superfícies, objetos e outros itens que são tocados com frequência, como celulares, maçanetas, corrimão e brinquedos.

Também é indispensável seguir os protocolos de higiene recomendados pela OMS e pelo Ministério da Saúde, incluindo lavar as mãos com água e sabão ou álcool em gel, evitar tocar os olhos, nariz e boca, evitar compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.

2 – Adote novas maneiras de cumprimentar

O momento de pandemia pede ações de isolamento social. No entanto, vivemos em sociedade e, em algum momento, temos que sair para ir ao supermercado ou em uma farmácia, por exemplo.

Quando isso ocorrer e você encontrar algum conhecido na rua, evite cumprimentá-lo com abraços e beijos no rosto.

Sabemos que é uma fase difícil, ainda mais quando estamos longe de amigos, familiares e entes queridos. Mas, logo as coisas tendem a se normalizar.

3 – Evite o excesso de informações

A todo momento surge um dado novo sobre o coronavírus, como número de casos confirmados, reportagens em hospitais e, até mesmo, conteúdos falaciosos (as famosas “fake news”). Embora seja preciso estar bem informado, o fluxo constante de notícias pode contribuir para a preocupação e o estresse.

Sendo assim, busque informações em momentos específicos do seu dia e de preferência em sites confiáveis. Foque em materiais que te ajudam a tomar decisões práticas no seu dia a dia.

4 – Tenha uma boa alimentação

A alimentação é uma das principais aliadas da nossa saúde. Portanto, em tempos de pandemia, nada melhor do que um cardápio equilibrado e saudável para manter a imunidade e evitar o acometimento por doenças.

As proteínas de leguminosas, como o feijão, soja, ervilha e grão de bico, são ótimas o fortalecimento do sistema imunológico, pois elas fornecem aminoácidos essenciais para o corpo humano. Além disso, é necessário ingerir frutas e legumes para complementar uma boa alimentação.

5 – Cuide da saúde mental

Vivemos um momento conturbado em todo o mundo. Por isso, é normal que a gente se sinta desmotivado, ansioso, preocupado, com medo, entre muitos outros sentimentos confusos, que podem prejudicar a nossa saúde mental.

Por isso, é importante nos atentarmos também ao nosso psicológico, para manter o nosso equilíbrio emocional.

Uma das maneiras de fazer isso é por meio da meditação. Existem várias formas de meditar, incluindo a meditação guiada para iniciantes, para quem quer dar uma chance a prática.

No entanto, você deve buscar aquilo que gosta, te faz bem e pode te ajudar a passar por esse período.

6 – Pratique exercícios físicos em casa

Já não é mais segredo que os exercícios físicos são ótimos para a nossa saúde. Em tempos de quarentena, você pode aproveitar o momento e procurar atividades alternativas para fazer em casa.

Apesar do exercício não ser a vacina para nenhuma doença, ele ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, proporcionando uma resposta mais rápida e eficaz contra qualquer infecção.

Além disso, ele é um ótimo aliado para quem deseja se distrair um pouco em casa.

Para quem quer se exercitar em casa, alguns acessórios podem ajudar nessa prática, como faixas elásticas, bandagens, extensores e bolas de ginásticas. Eles podem ser adquiridos online, diretamente pelo site da Santa Apolônia.

As medidas para melhorar a sua imunidade e proteger sua saúde não substituem as recomendações dos órgãos oficiais e as orientações médicas. 

Conte com a Santa Apolônia 

Pensando nos cuidados e conforto de nossos clientes, estamos realizando atendimentos presenciais e online – disponível em nossa loja virtual, WhatsApp e telefone. As compras podem ser retiradas na loja mais perto de você ou solicitada a entrega.

Confira o WhatsApp e telefone de cada loja para fazer o seu pedido.

Além disso, enquanto durar o surto da covid-19, nossas lojas estarão funcionando com adaptações. Confira as indicações:

  • uso obrigatório da máscara de proteção facial nas lojas;
  • se precisar mexer na sua máscara, limpe sua mão imediatamente;⠀
  • evite o contato próximo com atendentes e outros clientes e
  • conte com nossa equipe para higienização com álcool em gel.⠀

Nossa equipe está toda organizada para oferecer o mesmo atendimento acolhedor de sempre. Para saber mais sobre as ações para cuidar da saúde de nossos clientes, siga-nos no Facebook e Instagram