meias-de-compressao-uso-para-prevencao-e-tratamento

Meias de compressão: uso para prevenção e tratamento

A insuficiência venal crônica, doença que causa as varizes, está presente na vida de muitas pessoas- muitas vezes sem que saibam. A Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular São Paulo (SBACV-SP) destaca que “cerca de 20 a 33% das mulheres e de 10 a 20% dos homens vão apresentar algum grau da doença ao longo de sua vida”. Entre as queixas de pacientes com varizes e vasinhos está a dor, a queimação e o inchaço na região afetada, embora acometa, sobretudo, as pernas.

Importante salientar também que  pessoas com mais de 50 anos e com o passar da idade, as veias ficam mais flácidas e, como consequência, as válvulas menos ativas. Além do mais, os problemas de circulação, como a pressão alta, tendem a aparecer em pessoas de mais idade.

Como esta é uma doença que pode agravar todo o sistema vascular, seu tratamento deve ser realizado com seriedade, sem ignorar a importância dos sintomas. O principal método terapêutico é o cirúrgico, no entanto, o médico responsável pode indicar tratamentos menos intervencionistas, com o uso de meias de compressão e/ou de medicamentos flebotônicos.

De acordo com a SBACV-SP, estas alternativas “costumam ajudar a aliviar os sintomas como dor, inchaço, coceira e peso nas pernas enquanto se aguarda o momento de um tratamento definitivo, mesmo após ou na impossibilidade do mesmo.” 

Continue a leitura para entender como as meias elásticas de compressão contribuem para diminuir a dor e inchaço nas pernas! 

Para que servem as meias de compressão?

As meias de compressão são indicadas para casos de doenças venosas ou problemas vasculares, atuando na circulação do sangue e na prevenção do surgimento de varizes.

Ao realizar compressão nas pernas, o sangue volta dos pés para o coração e, desse modo, funciona como uma espécie de bomba, que controla a força da gravidade e ajuda no regresso do sangue.

Além de prevenir as varizes, as meias de compressão também auxiliam no inchaço dos pés, que pode surgir com o esforço do organismo ao bombear o sangue até o coração.

Vale dizer que as meias de compressão não eliminam a necessidade de tratamento especializado, com itens específicos para cada tipo de patologia, especialmente para quem sofre com os graves problemas vasculares e de circulação. 

Por que as meias elásticas custam mais?

Longe de ser uma meia comum, que podem ser adquiridas em lojas de departamento, as meias elásticas de compressão são tão importantes quanto o uso de um medicamento no pré ou pós-operatório, podendo até mesmo ser indicada como tratamento definitivo.

Por isso, se o médico recomendou o uso da meia de compressão, você deve encará-lo e usá-lo como parte do tratamento, assim como o uso de um medicamento para varizes. 

Os benefícios das meias de compressão

Ao calçar uma meia de compressão, ocorre uma compressão maior e de forma graduada em toda a área vestida, fazendo com que o diâmetro da veia das pernas seja reduzido e, com isso, as válvulas venosas se fecham, reduzindo a quantidade de sangue que reflui para os membros inferiores.

Assim, com o diâmetro menor, o sangue volta a fluir mais rapidamente, ajudando a impedir a formação de coágulos sanguíneos e trombos.

Na compressão graduada, há uma aceleração do fluxo de sangue de volta ao coração. Quando ocorre o movimento da perna, a meia de compressão forma uma barreira externa para os músculos, o que ajuda no bombeamento muscular muito mais eficaz.

Desse jeito, a meia de compressão proporciona uma sensação de alívio e conforto, diminuindo o inchaço e a ocorrência de problemas vasculares relacionados à má circulação sanguínea.

Quem pode usar as meias de compressão?

Existem diversos tipos de meias de compressão: medicinais, terapêuticas, esportivas, entre outras. Sendo assim não

somente pessoas com problemas circulatórios podem se beneficiar das meias de compressão, mas também pacientes com inchaço constante, entre outras condições relacionadas.

As meias medicinais são indicadas pelos médicos, para casos em que há válvulas deficientes ou veias obstruídas, que dificultam a volta do sangue até o coração. Sendo assim, elas podem ser usadas por:

  • pessoas com histórico familiar de varizes;
  • pacientes com insuficiência venosa;
  • gestantes;
  • obesos;
  • esportistas;
  • idosos;
  • pessoas com trombose na família;
  • sedentários.

as meias de compressão terapeutica são indicadas para indivíduos que passam muito tempo em pé ou sentados para atuarem de forma preventiva, auxiliando no retorno venoso, reduzindo inchaços, minimizando a sensação de cansaço e dores nas pernas e pés. Há, também, modelos específicos, como as meias de compressão antitrombo, indicados para minizar os riscos de complicações durante uma cirurgia ou no pós-cirúrgico como trombose ou embolia pulmonar.

Quem não pode usar as meias de compressão?

Apesar de todos os benefícios, as meias de compressão medicinais, não são recomendadas em algumas situações, sendo liberado o uso apenas sob prescrição médica. São os casos de:

  • isquemia;
  • insuficiência cardíaca não controlada;
  • presença de infecções nas pernas e pele.

Se você tem dúvidas quanto ao uso das meias de compressão, procure um médico para verificar a necessidade do produto para o seu tratamento.

Para saber mais sobre as meias de compressão e outros acessórios que ajudam no tratamento de problemas vasculares e circulatórios acesse o nosso site

bannermeias-de-compressao-uso-para-prevencao-e-tratamento