dor-nos-pes-saiba-como-evitar-e-tratar

Dor nos pés: saiba como evitar e tratar

A dor nos pés pode ser um empecilho, ainda mais para quem ainda não descobriu a causa certa do incômodo e sofre constantemente com esse mal. 

Ouça este conteúdo:

Estimativas apontam que 1 em cada 10 pessoas sentirá dor no calcanhar em algum momento da vida. Muitas vezes, essas dores são ocasionadas por sobrecarga, falta de absorção de impacto, uso de calçados desconfortáveis ou decorrentes de patologias como: esporão calcâneo, fascite plantar, joanete e calosidades.

Por esse motivo,  é preciso buscar alternativas para prevenir e tratar as dores no pé, bem como calos e inchaços. 

Preocupados em oferecer uma maior variedade de produtos para quem sofre com dores nos pés ou busca por conforto, a Santa Apolônia criou o setor de Cuidado com os pés. Reunindo em suas lojas físicas e virtual, uma grande diversidade de produtos, voltados para oferecer maior conforto, minimizar dores, auxiliar no tratamento e prevenção de patologias como fascite plantar, esporão de calcâneo, joanete, entre outras.

No artigo de hoje, você vai conhecer alguns produtos que podem evitar e tratar a dor nos pés, contribuindo para a sua qualidade de vida. Boa leitura!

A importância de cuidar dos pés

Os pés são responsáveis pela nossa sustentação e locomoção. Quando corremos, caminhamos, descemos e subimos escadas, além de grande parte das modalidades esportivas, usamos nossos pés para essas atividades.

Por conta disso, se não cuidarmos dos nossos pés, provavelmente teremos grande dificuldade para realizar uma série de ações cotidianas.

O pé humano apresenta uma das maiores variedades estruturais de todo o corpo. Ele recebe e distribui o peso do indivíduo, além de se adaptar a superfícies irregulares, atuando como uma espécie de alavanca rígida que impulsa todo o organismo durante a marcha.

Fora isso, o pé é a única parte do corpo humano que estabelece contato direto com o solo, sendo indispensável para as funções biomecânicas, incluindo a propulsão, estabilidade, absorção e manutenção de impactos. 

Portanto, os nossos pés merecem carinho e cuidado. Afinal de contas, nós os usamos praticamente o tempo todo e eles são essenciais para o nosso equilíbrio. Portanto, não os deixe de lado: previna dores e aproveite ao máximo os seus pés!

4 doenças que podem causar dores nos pés

Muito embora o esforço de algum exercício ou atividade causar dores nos pés, existem doenças que estão relacionadas com esse desconforto. As principais são:

1 – Esporão calcâneo

O esporão calcâneo, ou “osso calcanhar”, consiste em um crescimento anormal do osso, formando uma saliência com depósito anormal de cálcio. Normalmente, o esporão se localiza na parte inferior do calcâneo, isto é, na sola do pé.

O calcâneo é o principal responsável por sustentar o peso do corpo, suportando um impacto constante e intenso. A formação do esporão está associada com microtraumas e inflamação crônica que favorecem a calcificação dos tecidos, causando dores constantes no pé.

2 – Fascite plantar

A fascite plantar, também chamada de “fasceíte plantar”, é uma inflamação da fáscia, que é o tecido fibroso que se estende do osso do calcanhar até os dedos dos pés. Essa região é coberta de gordura para absorver os impactos.

Quando ocorre a inflamação da fáscia, ocorre uma dor intensa no calcanhar. O problema afeta cerca de 3,6% a 7% da população, com pico de incidência em pessoas entre os 40 e 60 anos.

3 – Tendinite do calcâneo

É uma condição de dor na parte final do tendão de aquiles, ou na parte posterior do calcanhar, que é sentida com mais intensidade ao virar o pé para cima. A tendinite pode surgir com o uso exacerbado de sapato alto.

4 – Joanete

Dor na lateral do pé causada por um desvio ósseo. Essa é uma condição mais frequente nas mulheres, especialmente pelo uso de salto alto e bico fino por tempo prolongado. Essa alteração óssea pode causar dor e, muitas vezes, a região fica inflamada.

4 – Calos e Calosidades

Os calos e calosidades são geralmente causados por pressão ou atrito nos pés, principalmente em superfícies ósseas, como calcanhares e metatarsais (ossos dos dedos).

As calosidades são vistas como um tampão queratótico, do tamanho de uma ervilha ou maior, que pode se estender por outras regiões dos pés. Quando os calos não são tratados adequadamente, pode haver complicações, como bursites.

As calosidades duras ocorrem nas protuberâncias ósseas proeminentes, como na superfície plantar. Já as calosidades macias são mais comuns entre os dedos dos pés.

Grande parte dos calos e calosidades é causada por calçados desconfortáveis, que comprimem os pés e causam lesões.

Caso você perceba qualquer incômodo e dores constantes nos pés, consulte um profissional da saúde para o diagnóstico e tratamento.

Conheça os produtos da Santa Apolônia para cuidado dos pés

Pensando na saúde e o cuidado com os pés, a Santa Apolônia separou quatro produtos que podem evitar o aparecimento de desconfortos, dores e doenças na região. Confira abaixo:

Protetores de pés

A Santa Apolônia conta com uma série de calcanheiras e protetores para proporcionar mais conforto e  ajudar a diminuir dores nos pés.

A calcanheira de silicone, por exemplo, é indicada para o tratamento do esporão calcâneo e tendinite de Aquiles, além de proporcionar o máximo de conforto aos pés, evitando contusões e bursite retrocalcaniana.

O acessório também possui modelo específico que é recomendado para praticantes de esportes, devido à alta capacidade de absorção de impacto. Suas abas beneficiam um encaixe anatomicamente perfeito, além de contar com uma ogiva central macia, que proporciona alívio mais acentuado da pressão no calcanhar.

Skechers

O tênis Skecher oferece o máximo de conforto, flexibilidade, leveza e absorção de impacto ao caminhar, correr ou praticar qualquer atividade física. Com uma tecnologia de ponta, o calçado é indicado para pessoas que permanecem muito tempo em pé, tendo um revestimento desenvolvimento para a máxima absorção do impacto. Sendo inclusive indicado por alguns profissionais, como um aliado para minimizar dores durante o tratamento de diversas patologias, como fascite plantar.

Palmilhas

Com uma linha completa de palmilhas, a Santa Apolônia oferece uma linha de palmilhas premium e também em silicone, com modelos específicos para esporão de calcâneo, fascite plantar, para combater o suor excessivo dos pés e minimizar odores, modelos para conforto na prática esportiva ou no dia-a-dia   

Os protetores de calos previnem a dor causada pelo atrito e pressão dos mais diferentes calçados, entre outros problemas que causam dores nos pés. 

Venha conferir a linha completa para cuidados nos pés! A Santa Apolônia reuniu os melhores produtos para você comprar na loja virtual. Compre também nas lojas físicas e conte com o diferencial de um atendimento personalizado de nossos consultores.