5-dicas-de-cuidados-com-acamados

5 dicas de cuidados com acamados

Cuidar de pessoas acamadas nem sempre é uma tarefa fácil. Ainda mais quando não somos da área da saúde, mas nos disponibilizamos para zelar por nossos familiares e amigos.

Ouça este conteúdo:

Além do mais, o cuidado vai muito além da administração de remédios. É preciso ter carinho e atenção, afinal de contas, em muitos casos, a pessoa acamada também sofre psicologicamente com a situação.

Muitos acreditam que essa é uma condição exclusiva dos idosos, mas indivíduos com dores agudas, por conta de lesão ou doença, como quadros vegetativos, pacientes que sofreram AVC (acidente vascular cerebral), acidente e perderam movimentos, bem como pessoas que estão se recuperando de cirurgias também passam por períodos de inatividade.

Existem no mercado diversos produtos voltados para proporcionar maior conforto e qualidade de vida para um paciente acamado. Tais como:

  • Camas hospitalares: sendo manuais e motorizadas: oferecem maior segurança minimizando os riscos de quedas, através das grades laterais.  Além disso permitem a alteração da posição do paciente através dos movimentos fawler e algumas possuem até regulagem na altura, facilitando assim as atividades do cuidador, bem como trocar fraldas, banho no leito ou até mesmo a transferência para cadeira de rodas ou banho.
  • Colchões pneumáticos: também são aliados importantes nos cuidados de um acamado. Auxiliando na prevenção de escaras, também conhecidas como lesão por pressão. O colchão é composto por células que inflam de forma alternada, através de um pequeno motor que acompanha o colchão. Esse processo de alternância das células de ar, auxiliam na circulação sanguínea e oxigenação da pele, proporcionando alívio na pressão do corpo com o colchão e minimizando os riscos de lesão por pressão.
  • Almofadas pneumáticas: Usadas geralmente em cadeira de rodas, poltronas ( para os casos em que o paciente acamado é levado para tomar um banho de sol, consultas médicas, indicadas para maior conforto e também como forma preventiva de escaras e lesões. 

Na Santa Apolônia, você encontra esse e diversos outros produtos para melhorar a qualidade de vida do acamado.

Para os casos mais graves, onde não há possibilidade de sair da condição de acamado, os cuidados devem ser ainda mais atenciosos.

Por conta disso, vale a pena seguir algumas dicas de como cuidar dos pacientes acamados e estimular a recuperação, o bem-estar e o conforto. Confira abaixo!

1 – Surgimento de escaras

As escaras, também conhecidas como úlceras de pressão (lesão por pressão), consistem em lesões na pele, causadas pela pressão contínua em regiões de proeminência óssea. 

Elas são comuns em pacientes acamados, pelo fato de permanecerem muito tempo na mesma posição, fazendo com que o peso do corpo seja direcionado para um único local,  impedindo a circulação sanguínea e a oxigenação do sangue, propiciando o aparecimento de lesões na pele.

Portanto, para evitar as escaras nos pacientes acamados, é fundamental manter a 

frequência da mudança de decúbito, realizada pelo cuidador (profissional da saúde ou familiar responsável). Esse cuidado também é necessário nos casos em que há dificuldade de locomoção, obrigando a pessoa a permanecer sentada ou deitada por muito tempo – situação comum em um pós-cirúrgico. 

Além da movimentação do paciente, é preciso ter uma boa hidratação da pele, com uso de hidratantes específicos para pacientes acamados uso de curativos como forma preventiva  em regiões de maior risco de lesão.

Se tiver dúvidas, peça ajuda de enfermeiros e médicos.

2 – Higiene

A higiene é, acima de tudo, uma questão de saúde. No caso de acamados, o cuidador deve ficar atento à limpeza de machucados e áreas afetadas por traumas ou escaras, como forma de evitar o agravamento das lesões por infecções ou contaminação.

Além disso, é necessário ter atenção quanto aos hábitos de higiene diários do paciente ou do familiar. Os acamados que usam fraldas geriátricas precisam ser trocados com frequência e a pele deve ser bem higienizada e hidratada para evitar assaduras ou o aparecimento de lesões.

3 – Alimentação

Os pacientes acamados precisam ter uma alimentação equilibrada e saudável, para a ajudar na recuperação e na qualidade de vida.

Dependendo da enfermidade, é preciso seguir uma dieta recomendada pelo médico, sendo assim, é importante que o cuidador ou familiar esteja sempre atento ao que os pacientes podem ou não comer. 

Em alguns casos, os suplementos alimentares também auxiliam na reposição de vitaminas e proteínas necessárias para o bom funcionamento do organismo. Por isso, os acamados devem passar por cuidados nutricionais, para verificar qual é a dieta mais adequada.

Não se esqueça que, além dos alimentos, os pacientes precisam ter uma boa hidratação. Por isso, lembre-se de administrar doses periódicas de água.

4 – Saúde mental

Ter cuidados com a higiene, escaras, alimentação e hidratação são essenciais para uma pessoa acamada. Mas, além de tudo isso, os cuidadores e familiares também precisam levar em conta a saúde mental dos pacientes.

Afinal de contas, quando a pessoa acamada está lúcida, ela também se sente mal pela própria condição em que está.

Por isso, procure realizar atividades que possam ocupar a mente do seu ente querido. Você pode ler trechos de livros, sugerir alguns trabalhos manuais, promover jogos em família e visitas ao paciente.

5 – Transporte

A questão do transporte da pessoa acamada é muito importante. Isso porque qualquer movimento mal-executado pode comprometer ainda mais a saúde do paciente.

Sendo assim, vale a pena contar com equipamentos médicos que ajudem na locomoção do acamado e com uma ajuda profissional, que irá dar às devidas recomendações de como fazer o transporte de maneira correta, para não prejudicar o acamado.

Alguns equipamentos como cama  cadeira de rodas, cadeiras de banho e guincho de transferência podem facilitar esse trabalho, proporcionar mais segurança e conforto. tanto para o paciente acamado como para o cuidador. 

Quer conferir mais dicas de cuidados com acamados? Siga o Facebook e Instagram da Santa Apolônia e saiba mais como cuidar do seu ente querido!